Novembro Azul alerta para diagnóstico precoce do câncer de próstata

Saúde - Cotidiano
Pessoas que têm casos de câncer de próstata na família, obesas, e negras têm mais risco de desenvolver a doença.
 
A exemplo do ‘Outubro Rosa’, iniciativa que marcou as ações de cuidado com a Saúde da Mulher, o mês de novembro é destinado para a conscientização da importância com a Saúde do Homem. Criada no ano de 2003, na Austrália, a campanha ‘Novembro Azul’ realiza a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, câncer de pênis e outras doenças masculinas.
 
Uma pesquisa realizada em maio deste ano, pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com cinco mil homens, revelou que 47% deles nunca fizeram o exame de toque retal, fundamental para detectar o câncer de próstata. Ao tomarem essa atitude, eles engrossam o número de possíveis acometidos pela doença, que atinge todos os anos no Brasil cerca de 60 mil homens, levando à óbito mais de 10 mil.
 
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. O instituto considera câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos. 
 
Você sabe o que é?
 
A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal, exame que enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer. Segundo a SBU, quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis. Pessoas obesas, negras ou que têm casos de câncer de próstata na família têm mais risco de desenvolver a doença.
 
Como identificar?
 
Na fase inicial, o câncer da próstata não costuma apresentar sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
 
É importante que os homens procurem a UBS mais próxima do seu bairro e agende uma consulta com um Clínico Geral. O médico vai solicitar os exames necessários, ou encaminhar o paciente para um especialista. 
 
O tratamento
 
O tratamento vai depender do estágio da doença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas observação médica.