Gamesp da AUJ realiza primeira reunião em Itupeva

Desenvolvimento Social - Destaques
Prefeitos têm acesso a índices de criminalidade e discutem estratégias de segurança 
 
Os prefeitos da AUJ (Aglomeração Urbana de Jundiaí) e representantes das áreas de segurança pública, desenvolvimento social, saúde e defesa civil municipais e estaduais realizaram a primeira reunião do Gamesp (Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica da Segurança Pública), na última terça-feira (12). Na reunião, ocorrida no Hotel Quality, em Itupeva, os gestores receberam índices de criminalidade dos últimos dez anos, nas sete cidades participantes coletados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Os prefeitos também debateram prioridades para o setor na região.
 
Os dados foram apresentados pelo coordenador do Gamesp, Antônio Carlos da Ponte. O secretário adjunto de Segurança Pública do Estado de São Paulo expôs os seguintes índices de cada município: homicídios dolosos; latrocínios; roubos de veículos; roubos em geral; furtos em geral; furtos de veículos e veículos recuperados. Todos os dados foram expostos comparados ano a ano, de 2003 a 2012. 
 
Os prefeitos receberam também os seguintes índices, referentes ao período de janeiro de 2012 a setembro de 2013: roubos de veículos; roubos em geral; furtos de veículos e homicídios dolosos. Do mesmo período, foram apresentados os índices de produtividade policial: veículos recuperados, número de armas de fogo apreendidas, adultos e adolescentes em conflito com a lei presos, quantidade de drogas apreendidas.
 
Os dados transmitidos serão importantes, segundo Mesquita, para que cada município mensure quais são as principais demandas da segurança. 
 
De forma geral, na região, o secretário destacou que o desafio é combater os roubos e furtos de veículos, bem como a sua receptação. O gestor elogiou as ações da AUJ e encorajou os prefeitos e representantes das demais pastas, para que as saídas para melhorar a segurança sejam encontradas, de forma conjunta, pelas estâncias federais, estaduais e municipais. “Essa solução precisa ser construída justamente por meio desse trabalho conjunto”.
 
É necessário, segundo ele, que haja compromisso de enfrentamento dos problemas, de maneira estratégica e planejada. “Temos que estabelecer estratégias”, afirmou.
Após as exposições, os prefeitos apresentaram as demandas e discutiram brevemente as perspectivas das cidades, no que tange à segurança pública.
O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, destacou a importância de receber dados mais atualizados, para planejar ações de melhorias municipais e regionais. “É importante porque nós temos o nosso planejamento estratégico”.
 
Quem também esteve presente foi o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Edmur Mesquita. Ele destacou os esforços do Governo Estadual, para que a segurança seja pensada de maneira integrada na região de Jundiaí. Para ele, a AUJ só tem a ganhar com as estratégias que serão formuladas, de maneira conjunta, pelos diversos agentes públicos dos municípios. “Nós estamos construindo o melhor caminho para essa região.
 
 
Ações previstas
 
Dentro da linha preventiva defendida pelo Gamesp, Mesquita destacou que uma das primeiras ações será a instalação de câmeras de monitoramento visual nas sete cidades da AUJ, graças à celebração de contrato entre o Governo Estadual, a Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano) e a Fundação Sociológica. “Tudo isso será feito de forma pioneira”.
Serão feitos centros de comando, que tratarão as imagens captadas e as enviarão à PM. Até meados de fevereiro de 2014, serão apresentadas as opções de posicionamentos e tipos de câmeras para os municípios, que a partir daí começarão o processo licitatório. No mesmo ano, os sistemas devem ser implantados. 
Para essas definições, serão usadas as informações do mapeamento digital das cidades e dos pontos de criminalidade informados pelas Prefeituras.
 
 
Sobre o Gamesp da AUJ
 
O órgão foi formalizado, em Várzea Paulista, em 11 de setembro e visa a monitorar e mapear a criminalidade, para o cruzamento de informações entre as polícias. O gabinete também promove a implantação e o acompanhamento de programas e ações sócio-culturais, educacionais, esportivas e de lazer. O Gabinete da AUJ é o quarto a ser instalado no Estado, ele já existe na Região Metropolitana de Campinas, Baixada Santista e Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e Litoral Norte.  
De acordo com Mesquita, o Gamesp da AUJ terá reuniões periódicas a cada 2 meses.
 
 
Iluminação Pública 
 
Na segunda parte da reunião da AUJ, o gerente da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) apresentou dados e estimativas dos impactos financeiros que os municípios deverão administrar a partir do ano que vem. Por meio de determinação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) – de 9 de setembro de 2010 – baseada na constituição, as prefeituras que deverão, até no máximo 31 de janeiro de 2014, custear a manutenção, reparos e modernização dos pontos de iluminação pública, por serviço terceirizado ou não.
 
 
Combate à dengue
 
No encontro também se discutiu a importância de combater a dengue, sobretudo no verão, para evitar a proliferação do vírus. Os agentes de saúde foram estimulados a se prepararem e se programarem para prevenção e combate à doença no período. O tema será discutido na Câmara Temática de Saúde, que abordará as demandas da região da AUJ.
 
 
 
Defesa Civil
 
Os prefeitos também foram informados que, para a criação da Câmara Temática de Defesa Civil da AUJ, cujo fim é discutir estratégias preventivas e emergenciais integradas entre os municípios, será necessário que cada coordenador municipal seja indicado à Defesa Civil do Estado de São Paulo. Os prefeitos definiram que Jundiaí será a sede para as discussões. 
 
 
Transporte intermunicipal
 
O presidente da AUJ e prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon, sugeriu, durante o encontro, o adiamento da audiência pública, anteriormente agendado para 7 de dezembro em Jundiaí, em razão de um material que está sendo preparado pelo Governo Estadual, para melhorar o debate. No encontro, serão discutidas estratégias para criar uma rede de transporte metropolitano entre os municípios e um bilhete único regional. A proposta foi aceita por unanimidade.
 
 
Próximo encontro
 
De acordo com Bocalon, o próximo encontro será realizado em no fim do ano, em Campo Limpo Paulista.