Várzea Paulista recebe Caravana do Emcena Brasil

Esporte e Lazer - Destaques
Projeto trouxe apresentações artísticas e entretenimento para todas as idades

Nos dias 30 e 31 a cidade recebeu a Caravana do Emcena Brasil, com seu teatro móvel. O projeto consiste em um contêiner com uma grande tenda, que foi montada na Praça da Bíblia. O evento aberto ao público recebeu os alunos da rede de ensino municipal, estadual e particular.

O projeto é realizado por meio de uma Lei de Incentivo Fiscal da Secretaria de Cultura do Governo de São Paulo – ProAc-Icms, em parceria com a Elekeiroz e conta com o apoio da Prefeitura de Várzea Paulista, através da Secretaria de Cultura. O trabalho é realizado pela Cia Abaréteatro.

Claudia Schledorn, representante da Elekeiroz no projeto, conta que a empresa preocupa-se em incentivar projetos de educação e cultura. “Buascamos oportunizar acesso à cultura e temos a intenção de repetir a visita da Caravana em março do próximo ano”, diz.

O produtor do evento, Andress Correa fala que a proposta do projeto é levar o teatro a todos de uma forma democrática. Ele elogiou a receptividade da cidade e da Secretaria de Cultura. “A recepção tem sido ótima e a participação do público também”.

Para o secretário adjunto de Cultura, José Moreira é muito importante receber um projeto como esse para oferecer cultura e oportunizar o acesso. “É uma forma de levar cultura e incentivar os talentos da nossa cidade.”

O primeiro dia de evento contou com a presença dos alunos da escola Anísio Teixeira que participaram de oficinas e assistiram a uma peça de teatro. A diretora da escola Silvana Felix Souza Modesto ressalta a importância de eventos culturais gratuitos. “Assim podemos contemplar todos os alunos. É uma forma descontraída e gostosa de aprender”.

A aluna Beatriz dos Santos, de 8 anos participou das atividades com animação e diz que as oficinas foi o que mais gostou. “Plantei um girassol e vou cuidar dele com muito carinho”.

A caravana

O Emcena Brasil já percorreu mais de 180 cidades em todo país, atendendo mais de 300 mil pessoas. São mais de 40 artistas e técnicos que desfilam suas habilidades e proporcionam aos espectadores divertimento num evento que valoriza a cultura popular e o artista nacional.