Trabalho e superação marcam a trajetória de Sargento

Esporte e Lazer - Destaques
José Fabiano Bezerra, 56 anos, há 10 anos cuida dos jardins e canteiros de Várzea Paulista.
José Fabiano Bezerra, 56 anos, mais conhecido como Sargento, há 10 anos é prestador de serviços à Prefeitura de Várzea Paulista e  cuida de jardins e canteiros. Reconhecido pela qualidade e eficiência de seus serviços, Sargento tem sua trajetória marcada por muito trabalho e superação. 
 
Conhecido por grande parte dos funcionários públicos e moradores da região central do município, às sete da manhã Sargento já está em seu posto de trabalho. Para ele não existe tempo ruim. “Faça chuva ou faça sol, estou trabalhando” – afirma – “aqui que ganho meu pão de cada dia”. 
 
O reconhecimento por seus serviços é o que mais o agrada. “Gosto de trabalhar, as pessoas importantes da cidade reconhecem meu trabalho”, comenta, referindo-se aos políticos que transitam diariamente pela Prefeitura. 
 
Superação
O auxiliar de serviços gerais veio de Garanhuns, Pernambuco, no início da fase adulta e relata que começou a trabalhar com 14 anos. “Já puxava mato pelos pés”, diz. “Meu primeiro emprego foi em uma fábrica de bebidas e lá comecei a beber”, conta. 
 
José passou muitos anos sofrendo com o vício, que segundo ele trouxe grande sofrimento para ele e a família. “Muitas vezes, minha mãe pedia para que eu parasse, mas eu não conseguia”, lamenta. “Trabalhei em muitas firmas e não conseguia me manter”, informa.
 
Mas, há 18 anos, Sargento vive uma fase de superação e força, longe das bebidas e dedicado aos afazeres diários. “Sou do trabalho, tive a oportunidade e me superei. Hoje sou reconhecido por ser trabalhador” – fala – “hoje, se estou na avenida limpando e acho uma moeda guardo para comprar pão, antes ia beber”. 
 
Segundo ele, manter a mente ocupada o ajuda a controlar a doença do alcoolismo. “Quando estou em casa, faço o desenho dos jardins que vou trabalhar no dia seguinte. Se ficar parado, fico doente”, conta José. 
 
Hoje, Sargento afirma que superar o alcoolismo é possível. “Tem como sair, é sofrido e o apoio da família é importante”, diz. “Melhorei muito, nasci novamente e quando vejo um ser humano vivendo esse problema, logo penso no sofrimento da família”, relata. O lema de Sargento pode ajudar muitas pessoas a superar seus problemas. “Enquanto vida eu tiver, eu estou trabalhando”, conclui.