Treino com Arco e Flecha repercute na imprensa

Governo e Administração - Destaques
Guarda Municipal de Várzea Paulista usa atividade para lazer e aprimoramento da mira

O treinamento com arco e flecha da Guarda Municipal de Várzea Paulista repercutiu na imprensa da região, grande São Paulo e até em sites em nível nacional, como Estadão, UOL e G1.

De acordo com o Inspetor, Edson Barcaro, a grande repercussão se deve a peculiaridade da iniciativa, já que a pratica do esporte ainda não é muito difundida no país. “O tiro com arco e flecha é um esporte que oferece muitos benefícios para quem pratica, e está despertando o interesse dos nossos GMs, da imprensa e da população” relata.

Para o secretário de Segurança, Laércio Bifani, toda iniciativa que aprimore o treinamento dos guardas e ofereça momentos de bem estar é bem vinda. “Estamos muito satisfeitos com a repercussão e esperamos que Várzea Paulista sirva de exemplo para outros municípios”, informa.

Treinamento
O treinamento de tiro com arco e flecha, surgiu por meio da iniciativa do Inspetor Edson Barcaro, que pratica o esporte e vê nele um meio de aprimoramento da mira dos guardas. Além de ser um momento de lazer para a corporação.

“Aqui nós treinamos sem compromisso. Apenas pelo prazer do esporte, assim fica mais fácil aprender”, relata. “Claro que em toda competição, as pessoas querem mostrar seu potencial. E cada um se esforça por um bom desempenho”, diz o inspetor. Dos 120 guardas da corporação, aproximadamente metade dos profissionais participam da atividade, que acontece desde agosto deste ano.

O treino com Arco e Flecha proporciona um maior controle da respiração, acelera o raciocínio, fortalece a musculatura da parte superior do corpo e aprimora a mira. “No tiro com arco, você tem que soltar a flecha com os dois olhos abertos, ampliando a visão periférica. Isso força o olhar a melhorar a mira”, explica Barcaro. Os GMs de Várzea Paulista treinam com diversos tipos de arco, entre eles o Arco Composto, Arco Recurvo e o Arco Mongol. O material é cedido por uma empresa parceira.

Os guardas municipais são acompanhados por um professor de Educação Física, Henrique Carlos de Lima, que faz parte da corporação varzina.