Crianças da rede municipal aprendem sobre a dengue

Educação - Destaques
Nesta terça (8), cerca de 60 alunos da escola Edith Schneider participaram de palestra sobre a Dengue e aprenderam sobre o assunto. A palestra realizada pela equipe de Vigilância e Controle de Zoonoses comemorou a finalização do projeto desenvolvido pelas crianças de seis anos da unidade escolar.

A professora Grazielle Ferreira Teles Carneiro, uma das organizadoras do projeto explicou que os alunos trabalharam com o tema através de brincadeiras, poemas, músicas e livros infantis. “Através de um livro infantil que fala sobre direitos, discutimos sobre o direito de viver em uma cidade sem dengue.” Segundo Graziele o que mais chamou atenção dos alunos foi o fato de a dengue matar. “Isso gerou uma preocupação nos alunos”.

A coordenadora de Vigilância e Controle de Zoonoses Nanci Martinuzzo, contou que a atividade teve o objeto de tirar dúvidas. “Foi uma conversa com as crianças, uma forma de ampliar os conhecimentos”.

Além de fazer perguntas e conversar com a equipe de Zoonoses, os alunos puderam observar o mosquito e as larvas. Receberam também folhetos explicativos e um livrinho que foi produzido sobre o assunto. “A intenção é que os alunos levem as informações às suas famílias e à comunidade. As crianças tornam-se agentes de combate”.

Ao final, os alunos tiveram uma boa notícia. O projeto e os materiais produzidos por eles e pelas professoras serão disponibilizados para as crianças da rede municipal varzina. Os alunos receberam ainda uma visita a Mata Ciliar.