Centro de Orientação Educacional traz melhorias ao ensino da Rede Municipal

Educação - Destaques
Pedido da população há 3 anos, o COE (Centro de Orientação Educacional), implantado no início do ano, tem melhorado o nível de ensino de Várzea Paulista. O setor conta com uma equipe multidisciplinar de quatro profissionais – psicopedagoga, psicóloga, pedagoga e fonoaudióloga. O objetivo do trabalho é auxiliar o desenvolvimento das crianças.

Instalado no novo prédio da Secretaria de Educação, o setor já atendeu 330 crianças, desde alunos das creches até os do Ensino Fundamental. A maior parte dos atendimentos é feita com alunos do Ensino Fundamental.

Os alunos atendidos são encaminhados pela escola e passam por uma triagem com a equipe para identificar quais os atendimentos necessários. A pedagoga Sandra Aparecida de Moura explica que a triagem é feita primeiramente com as famílias e depois com a criança. “É um trabalho em equipe e o atendimento é feito de acordo com as necessidades das crianças.”

Sandra afirma que, hoje, a maioria dos alunos atendidos é do Ensino Fundamental.

Além dos atendimentos às crianças, a equipe realiza orientação aos professores da Rede Municipal e faz um trabalho de psicopedagogia institucional levando informações às escolas e creches.

Francisca Zeina Braga, dona de casa, leva a filha de 11 anos aos atendimentos desde o inicio do ano. A menina passa por atendimento com psicóloga e psicopedagoga e, segundo a mãe, melhorou muito. “Minha filha não lia nada. Hoje ela consegue ler tudo. Lê as placas das ruas e isso me deixa muito feliz”, conta.

A dona de casa, Maria Andréia Santos Silva Ramos, começou a levar o filho de 7 anos aos atendimentos com a fonoaudióloga, há poucas semanas, mas afirma que já percebe progressos significativos. “Estou gostando muito. Percebo a melhora em meu filho a cada dia. Hoje ele conversa mais com as crianças e está mais solto e menos tímido. O acompanhamento tem ajudado muito” finaliza.