Semana Nacional do Trânsito tem abertura solene na Câmara

Trânsito - Destaques
Projeto segue as diretrizes do Denatran como parte integrante da ‘Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020’.
 
A abertura solene da Semana Nacional de Trânsito, em Várzea Paulista, ocorreu na última quarta-feira (18), na Câmara Municipal. Com o tema “Álcool, Outras Drogas e a Segurança no Trânsito – Efeitos, Responsabilidades e Escolhas”, o projeto segue as diretrizes do Denatran como parte integrante da ‘Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020’. Uma homenagem aos agentes de trânsito, uma palestra, explanações e até teatro deram a tônica do evento.
 
Os agentes de Trânsito receberam um certificado de Honra ao Mérito, pelos trabalhos realizados.
O público assistiu também a uma breve palestra sobre o funcionamento do setor de ambulância no município e o papel dos agentes de fiscalização no combate ao consumo de álcool pelos motoristas. 
 
Para o prefeito Juvenal Rossi o município está começando a discutir novos temas. “Essa cidade começa a respirar novos ares. Estamos discutindo transito, mobilidade urbana, iniciando trabalhos mais técnicos”, relata. “Cada um deve assumir sua responsabilidade no trânsito e não dirigir se beber”, afirma. 
 
O presidente da Câmara, Ivan Sada, parabenizou o trabalho dos agentes e a fiscalização que realizam. “Façam sempre o que é certo”, diz. O secretário de Trânsito, Laércio Bifani, destacou a relevância da data. “Nesta semana lembramos o importante trabalho realizado pelos agentes e o quanto o trânsito é uma questão que faz parte do cotidiano das pessoas”, fala. 
 
Segundo Antonio Dota Junior, que representou a delegacia seccional de Jundiaí, Várzea Paulista dá sua contribuição para este importante programa da ONU. “Famílias inteiras se desfazem devido a junção do álcool e direção, e o veículo se torna uma arma na mão de um motorista embriagado”, informa. 
 
O evento foi finalizado com a apresentação do grupo teatral da dupla Rick e Kelly, sobre os cuidados no trânsito.  
 
Atividades
 
As atividades no município serão realizadas até 25 de setembro. Agentes de trânsito e bonecos gigantes vão distribuir panfletos informativos aos motoristas em alguns semáforos da cidade. 
 
A Semana Nacional do Trânsito é uma comemoração anual que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro. A data foi estabelecida desde a criação do Código de Trânsito Brasileiro, em 1997. O programa é caracterizado por uma série de eventos e ações educativos promovidos por todos os órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito. A definição dos temas é feita anualmente pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
 
Confira a programação das atividades nos semáforos:
 
Dia 19, às 8h – faixa de pedestres em frente à Colônia Tintas, na Vila Cristo, e às 16h30 – na faixa de pedestres do Banco do Brasil – Centro;
 
Dia 20, às 16h30 – faixa de pedestres em frente à Chácara Mall;
 
Dia 24, às 16h30 – faixa de pedestres em frente ao Fórum; 
 
Dia 25, às 8 horas – faixa de pedestres em frente ao Russi da Vila Cristo e – às 16h30 – em frente à Prefeitura.