Prefeitura inicia palestras sobre qualidade de vida e cidadania

Infraestrutura - Destaques
160 agentes da Infraestrutura terão acesso a temas diversos 
 
A Escola de Governo, da Prefeitura de Várzea Paulista, iniciou, na manhã da última terça-feira (17), o ciclo de palestras “Qualidade de Vida e Cidadania”. O evento de abertura, no auditório do Centro Público Municipal de Economia Solidária, contou com a presença do prefeito Juvenal Rossi e outras autoridades. Os gestores estimularam os agentes da Secretaria de Infraestrutura Urbana, para aproveitarem as palestras.
 
Depois de uma sessão de ginástica laboral, os funcionários ouviram os gestores da cidade e assistiram a uma palestra sobre ergonomia, ministrada pelo fisioterapeuta José Ribeiro.
 
O palestrante falou sobre postura corporal e cuidados como alongamento e maneiras corretas de se deitar, trabalhar, entre outras dicas. Segundo Ribeiro, trata-se de uma conscientização importante cujas dicas, bem aplicadas, garantem 10 anos de coluna estável e evitam vários problemas futuros. “São regrinhas básicas que fazem muita diferença”, explicou.
 
O prefeito Juvenal Rossi agradeceu a todos os organizadores do evento pelo trabalho. Ele fez questão de valorizar o trabalho dos agentes de Infraestrutura na atual administração, dada a sua importância para estruturar a cidade, uma das principais metas do atual governo. “Vocês são os mais importantes do meu governo, pela necessidade da cidade”, declarou.
 
Segundo Rossi, a atual gestão pretende reconhecer cada vez mais o trabalho desses funcionários, com ações como as palestras iniciadas, às quais os convidou a prestar muita atenção. “A gente tem pessoas que podem nos orientar”, elogiou.
 
Quem também parabenizou os servidores foi o secretário de Gestão pública, Marcos Bueno. A pasta é responsável pela Escola de Governo. O gestor destacou os esforços realizados desde janeiro para a realização de novos cursos aos funcionários. “Foi um pedido pessoal do Juvenal que a gente começasse pela Infraestrutura, pelo trabalho que vocês estão fazendo”, explicou.
 
Aprovação
 
Sidney Pinheiro é funcionário da Secretaria de Infraestrutura Urbana há cinco anos e gostou muito da ideia da ginástica laboral e das palestras. “Nada é mais importante do que educação e saúde”.
 
Sobre as palestras
 
160 servidores da Infraestrutura Urbana participam, de 17 de até o dia 25 de outubro, de várias palestras: Acidentes de trabalho; Normas de Circulação de Pedestres; Álcool, Tabagismo e Drogas; Ergonomia; Como ter uma Alimentação Saudável; Orçamento Familiar; Saúde do homem: Pensando no Cuidado. O objetivo é conscientizar sobre aspectos que interferem na qualidade de vida e no exercício da cidadania.
 
Antes de cada palestra, o Departamento de Esportes fará sessões de ginástica laboral.
 
Os funcionários contemplados são operadores de máquinas, motoristas de veículos pesados, ajudantes gerais, encanadores, eletricistas, pedreiros, carpinteiros, pintores, chefes de equipes e outros servidores indicados pela pasta. 
 
 
Trabalho de longa data
 
José Ribeiro também é técnico de segurança de trabalho e já exerceu trabalho voluntário por 11 anos, orientando pessoas que cuidam de doentes ou debilitados, para cuidarem da postura e não danificarem a coluna de quem está doente. “É gratificante”. 
 
Funcionário da Prefeitura desde o início do ano, o fisioterapeuta está otimista para realizar novas palestras com os servidores públicos. “A ideia é conscientizar”.