Várzea Paulista se torna cidade resiliente

Governo e Administração - Destaques
Certificado foi entregue ao prefeito durante encontro do AUJ
 
O município de Várzea Paulista recebeu o título de “Cidade Resiliente”, certificado pela Defesa Civil Regional, durante a última reunião da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), no dia 12 de setembro. O objetivo da ação é aumentar o grau de consciência e compromisso em torno das práticas de desenvolvimento sustentável, como forma de diminuir as vulnerabilidades e propiciar o bem-estar e segurança dos cidadãos.
 
Uma cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos.
 
O título foi entregue ao prefeito Juvenal Rossi pela coordenadora estadual da Defesa Civil, Sônia Maria Rossi. “Este é um trabalho desenvolvido pelo ONU, do qual nosso país faz parte. Em São Paulo 39 municípios já fazem parte deste grupo e Várzea Paulista é mais uma cidade a desenvolver essa ação”, relata Sonia. 
 
Rossi relatou sua satisfação em receber o título, tanto como prefeito, quanto como cidadão varzino. “É possível que nossa cidade seja melhor, basta trabalhar com muita vontade”, relata. 
 
Projeto da ONU
 
O lançamento no Brasil da Campanha Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade Está se Preparando, da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD), da Organização das Nações Unidas (ONU), é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, e pretende sensibilizar governos e cidadãos para os benefícios de se reduzir os riscos por meio da implementação de 10 passos para construir cidades resilientes.