Corredora leva Várzea Paulista a vários pódios

Esporte e Lazer - Destaques
Vilma da Silva conquista medalhas e resultados históricos em 2013

A atleta varzina Vilma da Silva, profissional há sete anos, tem muito a comemorar em 2013. Além das três medalhas de ouro – 1500, 5000 e 10000 metros rasos – nos Jogos Regionais, em Votorantim, em julho, a corredora foi vice-campeã da 14ª Corrida da Amizade, em Muritiba, e ficou em 5º lugar na 28ª Corrida Duque de Caxias, em Jacobina, ambas na Bahia, em 1º de setembro e 25 de agosto, respectivamente. A Prefeitura de Várzea Paulista a auxiliou com transporte. As conquistas são resultado de treinos diários, segundo ela.

Os últimos resultados motivam muito a atleta de Várzea Paulista. As vitórias nos Jogos Regionais a credenciaram a participar dos Jogos Abertos, Mogi-Mirim, em outubro. “Vou treinar ainda mais”, adianta.

A corredora não consegue conter a emoção por ter se destacado em uma competição como a Corrida Duque de Caxias. A competição, segundo ela, é a mais tradicional do Nordeste e recebe atletas internacionais. De certa forma, assemelha-se à São Silvestre, pela característica da torcida de Jacobina. “No percurso, a cidade para. Todas as pessoas saem das suas casas, para aplaudir os atletas”, explica.

Vilma sabe da importância de levar o nome da cidade aos pódios pelo Brasil. Nesse processo, ela destaca o apoio que tem recebido da Prefeitura. “É muito importante para Várzea. O prefeito está muito contente com os meus resultados”.

O secretário adjunto de Esportes de Várzea Paulista, José Nivoloni, destaca a qualidade da atleta. Para ele, Vilma tem condições de fazer uma boa São Silvestre ano que vem e pode, pelas conquistas na carreira, atrair mais varzinos para o esporte. “O nome dela é muito importante” – explica – “vai ser um espelho para Várzea Paulista”.

Perspectivas

Vilma já se destacou na São Silvestre, em 2011, quando ficou em 30º lugar (ao todo, foram 3000 participantes, aproximadamente). Ela ainda sonha ter outro bom resultado na maratona e disputar as Olimpíadas. “O meu objetivo é fazer uma São Silvestre boa”.

A atleta e a Prefeitura de Várzea Paulista também buscam um bom patrocinador, para que ela possa disputar o Circuito Caixa, em 2014, que tem como uma das premiações o patrocínio de um ano fornecido pelo banco estatal. A competição demanda viagens longas e caras, segundo ela.

Formação de novos atletas

Vilma pretende iniciar um projeto, em Várzea Paulista, para a formação de novos corredores. A atleta chegou a dar aulas para atletas em academia, em razão da vasta vivência no esporte. Com um bom patrocinador, ela pretende buscar e lapidar os talentos da cidade. “Hoje, o que conta muito é experiência”, explica.