Gamesp é formalizada em Várzea Paulista

Desenvolvimento Social - Destaques
Gabinete de Gestão da Segurança Pública vai atender os sete municípios da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ)
 
Foi formalizado na manhã de quarta-feira (11), em Várzea Paulista, o Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica da Segurança Pública (Gamesp), que atenderá os sete municípios da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ). O encontro ocorreu no Express in Hotel Orquídea. O órgão tem por objetivo integrar ações de prevenção e combate ao crime, pelo trabalho conjunto de membros das polícias Civil, Militar e Federal, Guardas Municipais, Secretarias Estaduais, Ministério Público, Poder Judiciário e sociedade civil. 
 
A reunião contou com representantes das cidades que compõem o AUJ, secretários municipais e vereadores. Além da presença do secretário estadual da Segurança Pública, Fernando Grella, o secretario adjunto de Desenvolvimento Metropolitano Gilberto Nascimento Junior, o coordenador do Gamesp Antonio Carlos da Ponte e o vice-presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), Luiz José Pedretti.
 
Para o prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, anfitrião do evento, todas as atividades que envolvem a região beneficiam diretamente Várzea Paulista. “Com o AUJ nossa cidade está se desenvolvendo, assim como toda a região”, relata. “A questão da segurança pública é uma preocupação de toda a região. Com o Gamesp teremos um trabalho mais efetivo no setor”, informa. 
 
De acordo com o prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon, a criação do Gamesp é de suma importância para a segurança pública da região e representa mais uma conquista da AUJ. “Tiramos do papel várias propostas, como o Hospital Regional, a AME, a questão da mobilidade urbana e a cada dia trabalhamos para melhorar a vida das pessoas na região”, fala. 
 
O prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi, relata como os municípios do AUJ tem trabalhado de forma integrada. “Independentemente da questão política, estamos juntos buscando o crescimento das cidades da Aglomeração”, comenta. 
 
Gamesp
A atuação do Gabinete será através do monitoramento e mapeamento da criminalidade e do cruzamento de informações entre as polícias. O Gamesp também promove a implantação e o acompanhamento de programas e ações sócio-culturais, educacionais, esportivas e de lazer. O Gabinete da AUJ é o quarto a ser instalado no Estado, ele já existe na Região Metropolitana de Campinas, Baixada Santista e Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e Litoral Norte. 
 
O secretário estadual da Segurança Pública, Fernando Grella, define o projeto como de extrema importância para a segurança pública do Estado. “A segurança é um direito do cidadão, assim como a educação e a saúde”, diz. 
 
O trabalho do Gamesp vai envolver prevenção, repressão, inteligência e atuação. Além do projeto de vídeo monitoramento. “Queremos usar a tecnologia para auxiliar nesse trabalho”, informa. 
 
Segundo Gilberto Nascimento Junior, secretário adjunto de Desenvolvimento Metropolitano, a criação do Gamesp da AUJ é o primeiro passo para a busca de ações conjuntas para a região. 
 
Já o coordenador do Gabinete, Antônio Carlos da Ponte, afirma que o projeto é uma união entre o Estado e os municípios, no intuito de identificar os problemas na área de segurança e desenvolver meios para solucioná-los. “Este é um projeto coletivo, com o qual  quem ganha é a população”, conclui.