A Secretaria de Saúde de Várzea Paulista – em parceria com o Comus (Conselho Municipal de Saúde) – realizou, neste sábado (31), a 5ª Conferência Municipal de Saúde, na Faculdade Padre Anchieta. O tema foi “Planejamento: ferramenta essencial para a saúde pública”. 150 participantes – entre servidores, gestores e usuários do serviço de saúde – discutiram e formularam metas praticáveis para a saúde da cidade, de 2014 a 2017, dentro das possibilidades do município.
O prefeito Juvenal Rossi destacou aos presentes, emocionado, a importância do evento, para buscar soluções para a saúde. O gestor reforçou os esforços da atual administração, em conjunto com os servidores públicos, para fortalecer e otimizar o setor. “Este é o momento em que o país inteiro está discutindo a saúde”.
O Comus terá bastante apoio da Prefeitura, segundo o prefeito, de maneira que auxilie o poder público a melhorar a saúde. A ideia é que a população tenha cada vez mais voz ativa. “Vocês são tão importantes quanto eu”, explicou.
O secretário de Saúde, José Roberto Spinucci, destacou a importância das novas metas e o esforço por formular metas de acordo com a realidade da cidade. “A gente precisa criar um plano de saúde, cujas ações a gente consiga executar”, ressalta Spinucci.
O diretor do Cebes (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde), Paulo Navarro, palestrante do encontro, procurou conscientizar os participantes sobre a importância da participação popular na formulação das políticas públicas. Trata-se de uma cultura brasileira a ser modificada, segundo ele. “De uma forma geral, a população não se envolve diretamente com a formação das políticas públicas”, opinou.
Saúde em discussão
Além do tema central, a Conferência teve como subtemas:
• Atenção à saúde: Unidades Básicas de Saúde, Saúde Mental, Ambulatório de Especialidades, Centro de Especialidades Odontológicas e Centro de Testagem e Aconselhamento;
• Vigilância: Saúde do Trabalhador e Vigilância Ambiental, Zoonoses, Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica;
• Servidor: Modelos de Contratação Qualificada, Capacitação e Condições de Trabalho;
• Medicamentos: Medicamentos, Dietas, Curativos e Insumos Gerais;
• Exames: Aquisição de Exames Realizados no Município na Região, na Ausência de Prestadores Locais;
• Hospital: Urgência, Emergências, Internação Hospitalar E UPA;
• Usuário: Corresponsabilidade na Saúde e Participação Social.