Prefeitura fiscaliza construção de muro de arrimo na Rua Aracuri

Infraestrutura - Artigos
Obra necessária há mais de três anos, no Jardim das Palmeiras, começou na última terça-feira (3)

A Secretaria de Infraestrutura Urbana está fiscalizando a construção de um muro de arrimo na Rua Aracuri, no Jardim das Palmeiras. O local sofreu desbarrancamento, em razão de chuvas fortes, há três anos, que fez ceder o antigo muro existente. Com os recursos federais do Plano de Risco – cuja soma é de R$ 428,39 mil – será feito um novo muro de 37 metros de comprimento por 6 de altura.

Também serão colocados novos asfalto e bocas de lobo na área da qual está sendo retirada a terra, para a viabilização da construção do muro. A previsão de término é de três meses.

O secretário de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, explica que, apesar dos recursos terem sido obtidos na gestão passada, a verba não foi aplicada. Este ano, cientes da urgência da obra, os novos gestores se reuniram com a Caixa Econômica Federal e, depois, fizeram a licitação para que uma prestadora pudesse executar o projeto. “Pedimos mais prazo e conseguimos a liberação da verba” – explica – “O prefeito Juvenal trabalhou muito para conseguirmos esse contrato”.

Maria Rocha mora abaixo da encosta que desbarrancou em 2010. Ela não estava em casa no momento do acidente há três anos, mas explica os riscos decorrentes da área desprotegida, já que muitos motoristas não respeitavam a sinalização. “É perigoso, poderia acontecer acidentes, até mesmo meus filhos, que costumam brincar próximo ao muro de arrimo”, diz. “Agora está ficando bom”, comemora.

Outra varzina feliz é Inês Guedes. Moradora da Rua Aracuri há 15 anos, ela está otimista, em razão das obras no bairro. “Esta obra é esperada há muito tempo”.

Novas Conquistas

Segundo Germano, a atual administração já acordou informalmente com a Caixa Econômica Federal a obtenção de recursos para mais quatro muros de arrimo emergenciais na cidade. No ano que vem, provavelmente, as obras se iniciam. “Nós estamos com novo plano de risco”.