Mais de 30 mil pessoas participam da 9ª Orquivárzea

Esporte e Lazer - Destaques
Orquídea foi a atração principal do evento, que reuniu visitantes de toda a região
 
Os três dias de festa da 9ª Orquivárzea – A festa da Orquídea de Várzea Paulista reuniram mais de 30 mil pessoas. Visitantes de toda a região prestigiaram a maior exposição de orquídeas da América Latina, que este ano teve mais de duas mil flores, de produtores nacionais e internacionais. 
 
O prefeito Juvenal Rossi agradeceu o empenho de todos, pelo trabalho e dedicação à festa. “A cada expositor, produtor e trabalhador que dedicou seu tempo a esta linda festa, meu muito obrigado. Com a ajuda de cada um, conseguimos fazer da orquídea o grande destaque destes três dias de evento”, disse. A paixão pela produção da flor também chamou a atenção do prefeito. “Cuidar de uma orquídea é mais do que talento. É amor e dedicação”, define Juvenal. 
 
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernaldo Artur, o evento foi um grande sucesso. “Todas as nossas expectativas foram superadas. Organizamos um evento bonito, familiar, que agradou a todos”, fala. Os parceiros e patrocinadores também receberam um agradecimento especial do secretário. “Sem a ajuda da Sabesp, GVT e Cemara, jamais alcançaríamos nosso objetivo. Eu agradeço a cada pessoa que colaborou, cada funcionário, amigo, parceiro, ao prefeito. Ninguém faz nada sozinho, e o sucesso desta festa se deve ao trabalho desta equipe maravilhosa”, conclui Ernaldo. 
 
Flores premiadas
As mais belas orquídeas que participaram da 9ª Orquivárzea foram avaliadas e julgadas pelos juizes da CAOB (Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil), que elegeram as melhores flores em diversas categorias, como espécie brasileira, exótica, micro-orquídea, melhor cultivo, entre outras. 
 
De acordo com Edgar Camargo, um dos juizes da CAOB, alguns dos critérios de avaliação são condições, forma, harmonia, cultivo e raridade. Segundo ele, o cultivo da flor pode ser resumido como um vírus. “É uma paixão que não tem como se fugir. Desde a década de 70 cultivo minhas flores, que hoje já chegam há três mil”, conta. “Mas a cada exposição é uma novidade, sou louco por essa planta”, fala sorridente. 
 
Região prestigia a 9ª Orquivárzea
Pessoas de toda a região prestigiaram os três dias de exposição da 9ª Orquivárzea. Erminda Magrei veio de Jundiaí, para conhecer as flores apresentadas ao público em Várzea Paulista. “Estou encantada com a variedade de flores. São muitas cores e formatos diferentes”, comenta. 
 
Já o casal Ronaldo Aparecido e Evelin Silva saiu de Campo Limpo Paulista para apreciar as flores. “Tudo está muito bonito e organizado. É difícil falar qual é a mais bonita”, fala Evelin. Santa Marques, moradora do Jardim Bertioga, em Várzea Paulista sempre comparece às exposições. “Estou namorando essas belezinhas. Nunca tinha visto uma micro-orquídea. Fiquei encantada”, diz. 
 
Entretenimento
O evento teve espaço cultural com venda de artesanato, praça de alimentação, espaço criança – com brinquedos, como pula-pula e piscina de bolinha – oficina de cultivo de orquídeas e o Expresso Orquidário, que levou os visitantes para conhecer o Orquidário Biorchids, localizado na Serra do Mursa. 
 
A Festa da Orquídea também contou com a Rádio Festa, que ambientou todas as áreas do evento com música, além da apresentação de artistas locais e regionais, como padre Wilson, Jean Paulo e Michel e Shelly Simon.