Expositor argentino elogia reconhecimento dado pela 9ª Orquivárzea

Esporte e Lazer - Destaques
Gustavo Ogata expõe mudas e se encanta pelas micro-orquídeas
 
Participante da Orquivárzea pela quinta vez, o produtor argentino Gustavo Ogata expõe as flores que cultiva pela segunda vez. Amigo dos donos do famoso orquidário Biorchids, de Várzea Paulista, ele gosta muito de vir ao Brasil e participar da exposição, pela qual consegue divulgar bem seu trabalho. “Não é um interesse comercial” – explicou – “é o reconhecimento que tenho do mundo”.
 
O produtor destaca que o Brasil, pelas características naturais e conhecimentos dos produtores, também tem muito a ensinar. Sempre que vem ao país, ele aprende novas técnicas. 
 
Na Argentina, pelas características naturais, como o clima mais frio e seco, precisa-se de mais recursos tecnológicos do que no Brasil, onde, segundo ele, o clima facilita muito o trabalho dos orquidófilos. “Aqui é mais simples o cultivo da maioria das orquídeas”, explicou.
 
O expositor, cuja especialidade são as variedades da orquídea Cymbidium, gostou muito das micro-orquídeas, novidade da 9ª Orquivárzea, apesar de entender que não têm o apelo comercial das espécies mais vistosas. A nova variedade, quando apreciada por quem já está habituado às flores, no entanto, pode chamar a atenção. “As micro-orquídeas são para pessoas que já estão no mundo das orquídeas”. 
 
Longa estrada
Apaixonados pelas orquídeas desde criança, Ogata, 47 anos – filho de japoneses – trabalha com cultivo de orquídeas. Hoje, seu orquidário, Ogata Orchids cultiva cerca de 2500 variedades de orquídeas, nativas de várias partes do mundo. Boa parte das flores ele diz cultivar “espiritualmente”, por amor ao ofício. “Tem que gostar muito”.
Entre as várias escolas que teve, destaca os oito anos vividos no Japão. “As orquídeas são assim. Aprende-se pouco a pouco”, afirmou.
 
Presença Internacional
Assim como Ogata, outros expositores estrangeiros participaram da 9ª Orquivárzea.  O evento contou com a presença de expositores da Alemanha, Equador, Peru, Tailândia e República Theca. A 9ª Orquivárzea – A Festa da Orquídea de Várzea Paulista – teve a maior exposição de flores de todas as edições, com aproximadamente dois mil exemplares.