Campanha de Vacinação contra Raiva chega aos bairros rurais

Saúde - Cotidiano
Gauchinha, São Guido e Mursa participam da campanha nos dias 24 e 31 de agosto
 
A campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos será realizada em postos volantes nos bairros rurais da cidade – Gauchinha e São Guido no dia 24 e no Mursa, no dia 31 de agosto. 
 
Podem tomar a vacina animais a partir dos três meses de idade. Não é recomendado que fêmeas prenhas sejam vacinadas, pelo estresse gerado ao animal. A vacinação acontece das 8 às 16 horas. 
 
Para facilitar a imunização é importante que os cães sejam contidos com coleiras e guias, e os mais agressivos e maiores, com focinheiras. Já os gatos devem ser levados em caixas para transporte ou enrolado em cobertores, para evitar que fujam ou arranhem. É importante levar a carteira de vacinação do animal. A expectativa é que sejam imunizados mais de 20 mil animais durante a campanha. A raiva é uma doença letal. 
 
No dia 14 de setembro, a vacinação será realizada nos bairros da Região Oeste. 
 
Nova chance
Quem não levou seu animal para vacinar, deve aproveitar o repasse da Campanha de Vacinação contra Raiva, que acontece no dia 21 de setembro, na Região Norte e no dia 28 de setembro, na Centro Leste. 
 
De acordo com Nanci Martinuzzo, médica veterinária e coordenadora técnica do setor de Vigilância e Controle de Zoonoses, a raiva é uma doença grave. “Não temos indício comprovado de cura”, explica. A veterinária relata que é importante não perder a data da vacinação, já que quanto mais animais forem vacinados no mesmo dia, maior é a proteção. “Cuidar da saúde e bem estar do animal, faz parte da posse responsável”, afirma.