Ação Alegria leva informação, diversão e alegria à Vila Real

Esporte e Lazer - Destaques
Projeto agita Região Norte, com brincadeiras tradicionais, teatro e oficinas

Cerca de 600 pessoas – pais e crianças – da Vila Real participaram da primeira edição do projeto Ação e Alegria – iniciativa da Secretaria de Educação, Esportes, Cultura e Lazer de Várzea Paulista – na manhã do último domingo (18), na Rua Ilhabela. A ação levou cultura, lazer e informação à população, promovendo momentos lúdicos, com integração familiar. Houve teatro, oficinas de desenho, pintura e reciclagem, entre outras atividades.

De acordo com o secretário adjunto de Cultura, José Moreira, o projeto tem viés educativo em todas as atividades. As crianças aprenderam como lidar com o próximo e a natureza (Meio Ambiente e Zoonoses). Foram distribuídos informativos educativos para as famílias de modo geral.

Também houve espaço para brincadeiras tradicionais de rua, pintura artística, apresentação de banda, teatro de fantoches, artesanato com material reciclável, circo (palhaço e mágico), histórias infantis, oficinas de desenho e pintura, brincadeiras de rua, capoeira e dança. Não faltaram algodão doce e pipoca às famílias presentes.
Para Moreira, o evento superou as expectativas e durou meia hora a mais do que o previsto. “A receptividade foi sem igual e o objetivo do evento foi atingido, que era fazer com que as crianças brincassem com os pais e tivessem acesso a mais lazer e cultura”, explica.

José da Silva, o palhaço Zé Gordo há mais de 40 anos, fez um número de circo com as crianças. “O pessoal gostou bastante”. Além da boa avaliação do público, o artista gostou muito da opção da Prefeitura por valorizar os artistas de Várzea Paulista. Muitas vezes, por não ter espaço na cidade, conta ter sido obrigado a fazer números fora da cidade. “Não pode parar” – explicou – “Várzea tem muita gente boa”.

O palhaço participará dos próximos encontros do Ação e Alegria e pretende firmar novas parcerias com a Prefeitura.

Próxima parada
A cada quinze dias, o projeto muda de lugar, para levar o entretenimento a outras regiões da cidade. No próximo dia 08 de setembro, a ação ocorre ao lado do Ginásio Vila Popular, das 9 às 12 horas.