9ª Orquivárzea começa nesta sexta-feira

Notícias
Mais de duas mil flores serão expostas na maior festa da orquídea da América Latina 
 
A 9ª Orquivárzea – A Festa da Orquídea de Várzea Paulista – tem sua abertura oficial realizada ao público nesta sexta-feira (23). Com a maior exposição de todas as edições, com aproximadamente dois mil exemplares apresentados, o evento contará com a presença de expositores internacionais, vindos da Alemanha, Equador, Peru, Argentina, Tailândia e República Theca. A festa tende a fomentar a produção e comercialização de orquídeas na cidade. 
Este ano, o destaque da exposição são as micro orquídeas, raramente encontradas para comercialização. Segundo o secretario de Desenvolvimento Econômico, Ernaldo Artur, Várzea Paulista se destaca no cultivo de orquídeas. “A cidade é considerada a maior exportadora do Brasil” – relata – “atualmente o município produz mais de milhões de 2 mudas,  somando a produção de todos os cultivadores instalados na cidade”. 
 
Orquídeas cultivadas por produtores locais e regionais também serão expostas. Cidades como Piracanjuba, Salto, Capivari, Sorocaba, Votorantin, Santo André, São Bernardo do Campo, Registro, Jarinu, Campinas, Franca, Pirassununga, Valinhos, Vinhedo, Botucatu, Lençóis Paulista, Jaboticabal, Leme, Guaxupé, São Carlos, Itumbiara – Goiás, São Sebastião do Paraíso – Minas Gerais, entre outras, vão apresentar suas flores.
 
 
Entretenimento
 
Este ano, o evento terá espaço cultural com venda de artesanato, praça de alimentação, espaço criança – com brinquedos, como pula-pula e piscina de bolinha e o Expresso Orquidário, que levará os visitantes para conhecer o Orquidários Biorchids, localizado na Serra do Mursa. O transporte será realizado gratuitamente, das 10 às 16 horas, durante os três dias de evento. 
A Festa da Orquídea também contará com a rádio festa, que vai ambientar todas as áreas do evento com música e apresentações regionais, no palco do Espaço Cidadania.
 
 
Comercialização
 
Além das micro orquídeas, o orquidário Biorchids terá em seu estande de vendas outras variedades de flores. E tudo a preços acessíveis. “Teremos mudas a partir de R$ 5,00 e orquídeas floridas, com valores a partir de R$ 10,00”, diz o gerente do orquidário, Tadeu D’andrea. 
No estande também estarão à venda aos orquidófilos, vasos, substrato, cachepôs, ganchos, adubos, entre outros. “Nosso intuito é que a pessoa tenha acesso a todos os itens para cuidar de sua orquídea”, explica.  
Shows
 
O show é um dos momentos mais aguardados da Festa da Orquídea de Várzea Paulista, e em sua nona edição, a animação não vai ficar de fora. A Orquivárzea terá apresentações artísticas em todos os dias de evento, com participação de cantores locais e regionais, como padre Wilson, Jean Paulo e Michel e Shelly Simon. 
 
 
23 de Agosto – Sexta-feira

19h – Banda Missão Cristã Betel (Gospel);
20h – Banda Ebron (Católica);
20h30 – Padre Wilson, lançamento do CD. 
 
24 de Agosto – Sábado
 
19h – Orquestra de Violeiros;
20h – Adriano Alves e Cintura de Moleka (Forró); 
21h – Jean Paulo e Michel (Sertanejo).
 
25 de Agosto – Domingo
 
19h– Agnes Melo (Top 5 ídolos Kids);
20h30 – Shelly Simon (MPB).  
 
 
 
Programe-se
 
No dia 22 de agosto, às 20 horas, será realizado um coquetel de lançamento do evento, para expositores e convidados. O encontro acontece no Espaço Cidadania.
 
A 9ª Orquivárzea acontece nos dias 23 e 24 das 9 às 20 horas e no dia 25, das 9 às 17 horas. A festa será realizada no Espaço Cidadania, localizado na Avenida Ipiranga, 151, Centro. A entrada é gratuita.