Várzea Paulista promove formatura do “Programa Clube do Bem-te-vi”

Esporte e Lazer - Destaques
Alunos de destaque recebem gratificação e convite a serem novos “fiscais de trânsito”
A PM e as autoridades de Várzea Paulista realizaram a formatura do “Programa Clube do Bem-te-vi”, que deu noções de educação no trânsito e cidadania a 2800 crianças da Rede Municipal de Ensino, na manhã da última terça-feira (20). O evento, ocorrido na Cemeb Profª Palmyra A. D’Almeida Rinaldi, premiou as 14 crianças que fizeram os melhores desenhos sobre o trânsito na cidade (uma de cada escola). Também houve espaço para apresentações de teatro e música, feitas pelos alunos.

Os alunos de destaque receberam um certificado, uma medalha, um brinde da Prefeitura e uma camiseta do Detran-SP. Também foram sorteadas três bicicletas.
Um dos PMs que ministrou as palestras às crianças durante o programa, o cabo João Carlos, ressaltou que o resultado foi muito positivo. Muitos pais de alunos, segundo ele, dizem que as crianças estão colocando em prática o conhecimento apreendido e lhes dando dicas importantes de cidadania no trânsito. “Dizem: hoje entra, já coloca o cinto de segurança”, explica.

Há 12 anos no projeto, João Carlos considera que o sentimento de dever cumprido é muito gratificante e tem efeitos práticos na vida dos alunos em médio e longo prazos. Muitos ex-alunos, adultos, abordam-no e dizem se lembrar das aulas quando ainda eram crianças. “Eles levam para a vida inteira”.

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, agradeceu a todos os envolvidos – da Prefeitura e da PM – e destacou os esforços da Prefeitura para aumentar a qualidade de vida da cidade para esta e as próximas gerações. As crianças presentes foram convidadas por ele a continuarem dando dicas importantes de cidadania e consciência no trânsito aos adultos. “Não se esqueçam do que vocês aprenderam e ajudem a cidade a ser diferente” – incentivou – “vocês são os meus fiscais”.

Quem também esteve presente foi o secretário de Educação e vice-prefeito, Rodolfo Braga, que parabenizou a PM pelo trabalho realizado e destacou a atenção especial da nova administração à educação. A semana é de muitas conquistas para a pasta, segundo ele, já que também foram inauguradas as novas instalações da Secretaria de Educação e, serão feita as ampliação das Cemeb Vinícius de Moraes, no Jardim Alessandra e Edite Schneider, no Alto do Pinheirinho. “Posso dizer que é a semana da Educação”, comemorou.

Para a diretora da Cemeb Profª Palmyra A. D’Almeida Rinaldi, Renata Tobias, a chance de ser sede da formatura foi muito gratificante. “Fiquei muito lisonjeada”. O projeto, para ela, é muito importante e ajuda os alunos no dia-a-dia. “Vem somar, agregar mais conhecimento”, explicou.

Perspectivas
O “Programa Clube do Bem-te-vi” deve ser mantido na cidade nos próximos anos, assim que houver novas crianças nas escolas municipais. “Espero que vocês tenham gostado da nossa participação e esperamos voltar em breve”, explicou o palestrante, soldado Neves.

Sobre o programa
O “Clube do Bem-Te-Vi”, criado em 1990, é um programa educativo de trânsito, coordenado e desenvolvido pela Diretoria de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Detran-SP, que tem a finalidade pedagógica de “educar para o trânsito” as crianças que se encontram matriculadas nos estabelecimentos de ensino fundamental I localizados no interior do Estado de São Paulo em atendimento às solicitações das Prefeituras Municipais.

De acordo com o cabo João Carlos, todas as crianças recebem uma revista em quadrinhos, um pequeno talão de multas, para “fiscalizar” os pais e uma pequena carteira de habilitação, para conduzirem suas bicicletas e as motivarem a ter educação no trânsito.

Cada aluno faz um desenho com o tema “Como é o trânsito na minha cidade?”. Cada Cemeb seleciona o melhor trabalho, premiado  ao final das palestras.