Várzea Paulista 1ª Copa Dojô Antônio de Karatê

Esporte e Lazer - Destaques
Atletas do Projeto Futuro, de Várzea Paulista, vencem competição

250 atletas de Várzea Paulista e outras sete cidades participaram da 1ª Copa Dojô Antônio de Karatê, no Ginásio Vila Popular, durante todo o último domingo (18), em Várzea Paulista. A competição – realizada com apoio da Prefeitura – envolveu competidores de 5 a 65 anos, em 63 categorias. Foi a primeira competição de karatê – desse porte – na cidade.

Os 56 atletas varzinos do Projeto Futuro foram os vencedores no placar geral, com 338 pontos. O destaque foi o jovem Cauã Rodrigo, 10 anos, vencedor da categoria 8-10 anos, até faixa marrom.

Outras sete cidades tiveram representantes: Louveira, São Paulo, Jundiaí, Campinas, Guarulhos, Itupeva e Morungaba. Para o prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, o momento é único para a cidade. “É um grande evento. Estamos felizes e honrados por receber a todos”, comemorou.

Para o organizador do evento, José Antônio da Silva, voluntário do Projeto Futuro e professor de karatê na cidade, há mais de 20 anos, a competição, por ser a primeira desse porte, começa a mudar o conceito da cidade, no que tange ao esporte.

Além disso, iniciativas como essa impulsionam a formação de novos talentos. “É um incentivo para os atletas, principalmente para quem está começando”, explicou.

Projeto Futuro
A partir do início do ano, o projeto social que objetiva formar atletas e cicadãos, passou a ter aulas gratuitas de caratê, judô, dança e tai chi chuan – exercícios chineses de relaxamento para idosos – além do aeroboxe e do kung fu, modalidades já existentes.

Para o secretário adjunto de Esportes, trata-se de uma iniciativa fundamental do ponto de vista sócio-educativo. “Esse projeto trará muitas modalidades, tirará as crianças das ruas e poderá formar o atleta olímpico que desejamos”.