Conferência Regional sobre Meio Ambiente reúne municípios do Aglomerado Urbano

Meio Ambiente - Destaques
Evento reuniu representantes das sete cidades que compõem o Aglomerado Urbano de Jundiaí em Louveira; no sábado (3), debate prosseguiu em Itupeva

Com a participação de representantes dos sete municípios que compõem o Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ), a abertura da 1ª Conferência Regional do Meio Ambiente, com o tema “Resíduos Sólidos”, ocorreu na sexta-feira (2), na Câmara Municipal de Louveira, que reuniu aproximadamente 200 pessoas.

Uma das palestras do encontro foi realizada pelo engenheiro da Autoban, Cláudio Dubeux Neves Filho, que falou sobre a experiência do uso de asfalto borracha na Rodovia dos Bandeirantes.

No sábado (3), a conferência teve sequência, desta vez em Itupeva, quando vários outros assuntos relacionados ao tema foram debatidos. A participação da população foi grande e mais de 150 pessoas participaram do debate.

De acordo com a coordenadora Roberta Leone, o encontro foi muito produtivo. “Por ser o primeiro a reunir todas as cidades do Aglomerado, tivemos uma grande participação, tanto de representantes dos municípios quanto da população”, relata. Segundo ela foram levantadas demandas regionais, para serem discutidas no encontro estadual. “Questões do Aglomerado serão debatidas em uma estância maior”, diz Roberta.

Várzea Paulista elegeu o delegado Marcelo Firmino de Oliveira para participar da Conferência Estadual e sua suplente Maria Karolina da Silva.

Confira as propostas levantadas na 1ª Conferência Regional do Meio Ambiente

Produção e Consumo Sustentáveis
1. Criação de programa de Agentes do Meio Ambiente nos moldes dos Agentes Comunitários de Saúde. Criação de programas e ações maciças de marketing sobre produção e consumo sustentáveis.
2. Poder público exigir das indústrias que apresentem projetos tecnológicos que diminuam o uso da matéria prima ou reutilizem material reciclado investimento em pesquisas tecnológicas para substituição de materiais que não são recicláveis.
3. Incluir no código tributário redução de impostos para o setor privado na questão de sustentabilidade na produção e logística reversa.
4. Criar mecanismos administrativos e tributários para garantir a estabilidade do fornecimento, comercialização e valores de todo material reciclado.
5. Criação de selo de qualidade ambiental específico do Aglomerado Urbano de Jundiaí.

Impactos Ambientais
1. Criação do Conselho Deliberativo Regional de Meio Ambiente do Aglomerado Urbano de Jundiaí.
2. Fortalecimento efetivo dos órgãos ambientais em todas as esferas.
3. Estipulação de percentual de aproximadamente 10% do orçamento municipal/estadual e federal para área ambiental.
4. Revisão dos planos diretores quanto ao zoneamento ambiental e destinação de áreas para deposição de resíduos sólidos com avaliação estratégica regional.
5. Criar em cada município estrutura ambiental independente ou desvinculadas de outras secretarias.

Geração de Emprego Trabalho e Renda
1. Unir os catadores em associações com incentivo do poder público com apoio e capacitação.
2. Estimular o uso de materiais recicláveis em uso de artesanatos.
3. Catalogar e cadastrar sucateiros e intermediários protegendo os regulamentados e coibindo os irregulares.
4. Implantação de incentivos fiscais por serviços ambientais de reciclagem.
5. Estabelecer parcerias para agregar valor aos produtos a serem comercializados pelas associações.

Educação Ambiental
1. Promoção de atividades ambientais práticas tais como: visitas nas oficinas de reciclagem, visitas a parques, visitas as áreas recuperadas, visitas a aterros sanitários, visitas a nascentes.
2. Ampla divulgação nas escolas e empresas de hábitos sustentáveis: uso de internet.
3. Criação de uma ouvidoria ambiental dentro do município e na região: orientação, reclamação, fiscalização e aplicativos de denúncias.
4. Criação da semana do meio ambiente nas empresas – CIPEA (Campanha Inclusiva de Proteção e Educação Ambiental).
5. Cada cidadão ter a responsabilidade de agente fiscalizador e multiplicador de toda iniciativa ambiental (consumo excessivo).