Várzea Paulista inicia “Programa Clube do Bem-te-vi”

Esporte e Lazer - Destaques
Cerimônia inicia série de palestras de educação no trânsito do Detran para as crianças da Rede Municipal de Ensino

As autoridades de Várzea Paulista e a PM deram início, na  Cemeb Anísio Teixeira, no Jardim América II, à cerimônia de abertura do “Programa Clube do Bem-te-vi”, na manhã da última segunda-feira (05). As palestras do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) darão noções de cidadania no trânsito a todos os alunos da 2ª à 5ª série da Rede Municipal de Ensino, de 05 a 20 de agosto. Mais de setenta crianças assistiram à formalidade.

Um dos que ministrará as palestras às crianças, o cabo João Carlos, da PM, explica que o objetivo é dar noções cidadãs às crianças, para que possam usá-las no dia-a-dia, como pedestres, passageiras de motos, entre outras coisas. Além disso, futuramente, podem ser melhores condutores. “A gente dá dica para que orientem os pais”, explica.

O prefeito Juvenal Rossi fez questão de ressaltar o importante papel fiscalizador que as crianças podem exercer, de modo que  auxiliem o poder público a melhorar a segurança e cidadania no trânsito de Várzea Paulista, para as próximas gerações. “Vocês é que vão viver nessa cidade lá na frente”, explicou.

O secretário de Educação, Rodolfo Braga, também deu uma palavra encorajadora aos alunos. “Vocês serão fiscais. Hoje vão cobrar a partir das instruções da Polícia Militar”.

A diretora da Cemeb se mostrou motivada e feliz pelo fato da escola ser o palco do início do programa. Para ela, as palestras ajudarão dentro e fora das salas de aula. “Ajuda no dia-a-dia das crianças fora da escola”.

Sobre o programa

O “Clube do Bem-Te-Vi”, criado em 1990, é um programa educativo de trânsito, coordenado e desenvolvido pela Diretoria de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Detran-SP, que tem a finalidade pedagógica de “educar para o trânsito” as crianças que se encontram matriculadas nos estabelecimentos de ensino fundamental I localizados no interior do Estado de São Paulo em atendimento às solicitações das Prefeituras Municipais.

De acordo com o cabo João Carlos, todas as crianças recebem uma revista em quadrinhos, um pequeno talão de multas, para “fiscalizar” os pais e uma pequena carteira de habilitação, para conduzirem suas bicicletas e as motivarem a ter educação no trânsito.

Cada aluno fará um desenho com o tema “Como é o trânsito na minha cidade?”. Cada Cemeb selecionará o melhor trabalho, para receber uma premiação ao final das palestras.