Defesa Civil de Várzea Paulista recebe Kit Estiagem

Notícias
Material foi doado pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e será utilizado no combate a incêndios florestais
 
A Defesa Civil de Várzea Paulista recebeu nesta sexta-feira (26) um Kit Estiagem, doado pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil. O material é composto por abafador para incêndio, bomba costal flexível, luvas de raspa, enxadão, facão com bainha, óculos, lanternas e cantil. As peças serão utilizadas no combate a incêndios florestais. 
 
De acordo com o comandante da Defesa Civil varzina, Cristiano Vargas, o município possui muitas áreas de mata nativa e havia a necessidade de materiais adequados para o combate aos incêndios nestes locais. “Este ano tivemos incidentes na região da Serra do Mursa, Balsam, Promeca. E agora, com os materiais, poderemos realizar o trabalho com mais segurança”, explica. 
 
O prefeito Juvenal Rossi se mostrou muito satisfeito com a iniciativa do comandante em buscar mais recursos para a Defesa Civil do município. “Todo o mérito por esta conquista é do Vargas. A cidade só tem a agradecer por ter conquistado mais estrutura e melhoria nas condições de combate a incêndios”, afirma. 
 
O material doado pode chegar a cerca de R$ 5 mil. “Esta é uma grande economia para o município”, relata Vargas. Atualmente a Defesa Civil de Várzea Paulista conta com 13 pessoas, entre funcionários efetivos e voluntários. “Nosso trabalho não se resume à época de chuvas, mas também ao combate a incêndios e resgates”, informa Cristiano. 
 
O combate a incêndios florestais é um dos mais complicados, explica Vargas. “O vento torna as condições imprevisíveis e o material para combustão é abundante”, comenta. “As pessoas precisam se conscientizar que limpar terrenos com queimadas é perigoso e pode colocar a vida de centenas de pessoas em risco”, conclui.