Várzea Paulista realiza 1ª Semana Municipal do Bebê

Saúde - Cotidiano
Evento desenvolve atividades e palestras voltadas para os cuidados com a gestante e crianças até três anos
 
 
De 4 a 10 de agosto, a Prefeitura de Várzea Paulista, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) realizam a 1ª Semana Municipal do Bebê. O evento ocorre simultaneamente a 2ª Semana Regional do Bebê, que envolve as cidades de Campo Limpo Paulista, Jarinu, Louveira, Itatiba, Cabreuva e Jundiaí.  
 
A atividade é uma iniciativa do Programa Primeiríssima Infância, que envolve as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, com o objetivo de apoiar as boas práticas no desenvolvimento nessa etapa da vida, que engloba desde o nascimento até os três anos de idade.
 
De acordo com o secretário de Saúde, José Roberto Spinucci, a região tem se destacado no desenvolvimento do programa e Várzea Paulista, pelo primeiro ano, participa das atividades já com bons resultados. “Sempre demos prioridade ao atendimento das gestantes, e com o Primeiríssima Infância, a fase mais importante do desenvolvimento da criança, será ainda mais valorizada”, explica. 
 
Spinucci destaca o empenho e envolvimento das equipes que estão trabalhando no projeto. “Todas as unidades aderiram ao programa e estão despertando nas mães a importância e benefícios que o Primeiríssima Infância oferece ao desenvolvimento dos bebês”, diz. 
 
Durante a Semana do Bebê, todas as UBSs, Creches, CRASs, APAE e Casa Transitória terão atividades especiais voltadas para gestantes e crianças de 0 a 3 anos.
 
Mãe e bebê bem cuidados
A 1ª Semana do Bebê em Várzea Paulista começa no domingo (4), com atividades nas instituições religiosas do município, no qual as lideranças religiosas convidarão as mães a participarem do encontro. 
 
Na segunda-feira (5), será feita a abertura solene na Câmara Municipal, com apresentações sobre o Primeiríssima Infância e atividades culturais. Nos dias 6 e 7, as atividades continuam na Câmara, com palestras e eventos culturais. 
 
No domingo (10), o encontro será finalizado com uma caminhada com as mamães e bebês, que irão se concentrar na Av. Projetada, para participar de brincadeiras e assistir a shows de palhaços.   
 
Confira a programação e participe:
 
Dia 04, às 19h – Atividade nas instituições religiosas do município;
Dia 05, às 19h – Abertura solene da semana do bebê;
Local: Câmara Municipal
-O que é a primeiríssima infância e a semana do bebê;
-Sua importância para as crianças de Várzea Paulista;
-Atividade Cultural: Monologo das Mãos.
 
Dia 06, às 9h – Palestras direcionadas aos servidores de forma intersetorial e à população;
Local: Câmara Municipal
-Tema: Limites na Infância;
-Apresentação Cultural: Agora não Bernardo;
-Tema: Desenvolvimento infantil.
 
Dia 07, às 14h – Palestras direcionadas aos servidores de forma intersetorial e à população;
Local: Câmara Municipal
-Tema: Aleitamento Materno;
-Apresentação Cultural: Dança do ventre;
-Tema: A importância do brinquedo e do brincar.
 
Dia 10, às 9h30 – Caminhada do Bebê;
Local: Concentração em frente à Prefeitura e caminhada até a Avenida Projetada onde acontecerá:
-Brinquedos (piscina de bolinhas, brinquedos infláveis entre outros);
-Show de palhaços e brincadeira de rua;
-Encerramento com apresentação da Sinfonia Jovem.