Jovem varzino é campeão Sul Americano de Kung Fu

Esporte e Lazer - Destaques
João Victor de Oliveira Santos, 13 anos, conquistou a medalha de ouro na categoria juvenil
 

O jovem varzino, João Victor Oliveira Santos, de 13 anos, é campeão Sul Americano de Kung Fu na categoria juvenil. O atleta varzino competiu de 3 a 7 de julho, em Buenos Aires e conquistou duas medalhas de ouro, nas categorias Taolu – sequência de movimentos e Demonstração com armas. 
 
Está não é a primeira conquista internacional do varzino, que reside na Vila Real. Em 2010, João Victor também venceu o campeonato realizado no Uruguai. Agora, o objetivo do atleta está voltado para o Campeonato Brasileiro, que acontece em outubro, na cidade de Valinhos. “Tenho treinado bastante”, afirma.
 
Os ensinamentos de Kung Fu começaram quando o garoto tinha sete anos. Segundo ele, o interesse surgiu após ver uma apresentação da arte marcial na escola. “Achei muito legal e quis aprender a lutar”, fala. Hoje, João Victor treina três vezes por semana em Várzea Paulista e a cada dois meses tem uma aula com o professor da Seleção Brasileira, em Campinas. 
 
Pai presente
 
O atleta sempre está na companhia do seu pai, Claudinei Oseas Santos, que luta pela realização dos sonhos do garoto. “No Brasil, infelizmente, apenas o futebol tem valor”, desabafa. “E atletas com boas chances de crescimento, não conseguem patrocínio”, conta. 
 
Claudinei relata que os gastos por competição podem chegar a R$ 4 mil, entre passagem, estadia, alimentação e inscrição. “Felizmente temos o apoio da Prefeitura e de amigos, mas já chegamos a realizar rifas para conseguir dinheiro e levar o João para as competições”, relata o pai. “Ver meu filho com as medalhas de ouro no peito, compensa qualquer esforço”. 
 
Com todo esse potencial, João Victor, torce para que o esporte se torne uma modalidade olímpica, o que pode acontecer até 2020. “O Brasil tem muitas chances de conquistar medalhas se o Kung Fu entrar para a competição, e espero ter uma também”, finaliza o jovem atleta.