Várzea Paulista recebe doação de 40 cadeiras de rodas

Saúde - Cotidiano
Benfeitoria é realizada pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, através do Programa de Ajuda Humanitária

 
A Secretaria de Saúde de Várzea Paulista recebeu nesta quarta-feira (17), a doação de 40 cadeiras de rodas da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. A iniciativa faz parte do Programa de Ajuda Humanitária da entidade. As cadeiras foram destinadas aos pacientes das UBS do município, que fazem parte do programa de Fisioterapia Familiar. 
 
De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Mônica Carvalho, cada paciente recebeu uma cadeira especifica, já que foram passados dados como peso, altura, largura e nível de acessibilidade da residência de cada um. “Fizemos uma triagem, com o auxilio das equipes das UBS para levantar as informações de cada paciente”, explica. 
 
Todos que foram contemplados não possuíam a cadeira, ou utilizam o material emprestado ou alugado.  “Ficamos muito felizes com a doação, já que todos os cadastrados foram contemplados com as cadeiras”, conclui Mônica. 
José Dias Pinto, presidente da estaca Jundiaí-Represa, os membros da igreja que exercem algum cargo na entidade não recebem remuneração, por isso, o valor do dízimo dos fiéis é revertido para projetos sociais. “Nosso trabalho é cumprir o maior mandamento de Jesus:servir e amar ao próximo”, afirma. 
 
Também participaram do encontro as primeiras damas de Jundiaí, Margarete Bigardi e de Jarinu, Sonia Teixeira. Várzea Paulista também foi representada pela equipe de fisioterapeutas, que fazem parte do programa de Fisioterapia Familiar, José Ribeiro, Patrícia Tápia e Moacir Ricardo Jr e da APAE da cidade, também contemplada com as doações. 

 
 
Mobilidade
 
Uma das cadeiras de rodas doada pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias será destinada a uma senhora de 74 anos, que sofreu um AVC. Segundo sua filha, Maricelia Firmino, a cadeira vai mudar o cotidiano de sua mãe. “Ela só ficava na cama. Agora poderá ser locomovida pela casa, tomar um sol. Essas coisas vão fazer a diferença na vida dela”, conta. 
 
Rosangela do Santos também levou uma cadeira para casa. “Meu filho de 20 anos foi baleado e ficou paraplégico. Antes usávamos uma cadeira alugada, mas agora ele terá uma cadeira dele, feita com as suas
medidas”, relata. O sorriso no rosto demonstra a alegria da mãe em proporcionar melhores condições de
vida ao rapaz. “Ele é um menino ativo, gosta de sair. Agora tudo será mais fácil para nós”, revela.