Prefeitura promove 5ª Conferência Municipal de Assistência Social

Desenvolvimento Social - Destaques
Debate avalia políticas públicas dos últimos dois anos e propõe políticas para o próximo biênio

A Prefeitura de Várzea Paulista promoveu a 5ª Conferência Municipal de Assistência Social, na Câmara Municipal, durante toda quarta-feira (17). Assistentes sociais da Prefeitura, gestores, funcionários do Suas (Sistema Único de Assistência Social) e do SUS, cidadãos que utilizam os serviços sociais e representantes dos Conselhos Municipais participaram da discussão. O objetivo foi avaliar os avanços dos últimos dois anos e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do SUAS.

Além da escolha das 37 propostas da cidade, foram eleitos os delegados municipais para a Conferência Regional de Assistência Social, em data e local a serem definidos.

O tema foi “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS”. Para aclarar o debate, foi realizada uma palestra, ministrada pela assistente social e consultora da Recapp, Rosa Federici.

O prefeito Juvenal Rossi fez questão de valorizar o trabalho dos assistentes sociais e do Conselho Municipal de Assistência Social, já que lidam diretamente com quem mais demanda atenção do trabalho social. Para ele, é
muito importante que tenham voz ativa na discussão das políticas públicas, cujo caráter deve ser preventivo e solidário. “Não dá para falar de assistência social só para quem precisa, mas também para aqueles que um dia vão precisar”, destacou.

Rossi também se colocou à disposição para ajudar em tudo que for possível. “No que depender de mim, farei o possível para ajudá-los, contemplá-los”.

Para a palestrante Rosa Berton – que participou das discussões para a formatação da Lei Orgânica de Assistência Social (1993) – a conferência é muito importante, já que permite a vários agentes sociais a avaliação dos avanços nos anos anteriores. “Estamos conferindo aquilo que foi realizado nos últimos dois anos e planejando as ações para o próximo biênio”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Social, Jeremias Santana, também prestigiou o evento, agradeceu a presença de todos e desejou um bom debate. Ele ressaltou que a administração atual dará todo o apoio para conferências municipais, sobretudo pela presença dos agentes municipais que estão na linha de frente do trabalho, como os
assistentes sociais.

Santana se mostrou confiante em boas propostas e políticas para a população Varzina. “Temos tudo para fazer a diferença na cidade”.

Quem também fez questão de valorizar o encontro foi o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Waldir de Caldas. O assistente social confia no avanço desse campo de trabalho na cidade “Hoje estamos aqui discutindo temas, filtrando para que isso vá adiante”.

Sobre o SUAS

O Suas é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da (PNAS) Política Nacional de Assistência Social, com envolvimento direto das estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

Pré-conferências

Foram realizados três encontros preparatórios: em 12 de junho, discutiu-se “Gestão dos benefícios no SUAS” e “Regionalização”; no último dia 19, no Cras Oeste, abordou-se o tema “O Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social” e “Gestão do Suas: Vigilância Socioassistencial, Processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação”; em 26 de junho, por fim, os temas foram “Gestão do Trabalho” e “Gestão dos Serviços, programas e Projetos”.