Encontro de Folia de Reis de Várzea Paulista mantém tradição da cidade

Esporte e Lazer - Destaques
Mais de 2 mil pessoas prestigiaram a 8ª edição do evento

A Praça da Bíblia foi o palco do 8º Encontro de Folia de Reis de Várzea Paulista, no último final de semana (13 e 14). Na folclórica festa religiosa, mais de 2 mil pessoas apreciaram apresentações culturais, uma missa campal e os desfiles das companhias de folias de reis, de Várzea Paulista e outras cidades. A Prefeitura ajudou a custear a decoração do local, forneceu a infraestrutura adequada e divulgou o evento. O objetivo foi levar espiritualidade e manter a tradição do interior de várias regiões do Brasil.

O sábado (13) foi mais voltado para a parte cultural. Os expectadores puderam conhecer o trabalho da Orquestra de Violeiros Flor de Várzea, do grupo de catira, Piracaia, e da dupla sertaneja, Cristiano Carvalho e Rafael, da região.

No domingo (14), houve espaço para a missa campal animada também pela orquestra e, por fim, para as nove companhias de folias de reis de Várzea Paulista, São Carlos, Indaiatuba, Campinas, Cajamar, Olímpia e Jundiaí, que fecharam o evento com bastante animação e fervor de suas canções católicas. Segundo um dos responsáveis pela festa, Alcides Graciano, as músicas sempre consistem em louvores ao Menino Jesus, aos três reis santos e à Virgem Maria.

O folião destaca que a frequência e os resultados obtidos com o evento atenderam às expectativas e agradaram ao público de Várzea e outros municípios. Satisfazer aos expectadores é uma de suas motivações como organizador da festa, além dos valores culturais e religiosos transmitidos. “Os devotos de Santo Reis e as
 Companhias que trabalham ficam muito contentes quando vêm que tem cidades promovendo os encontros de Folias de Reis”, afirma.

Graciano também pondera ser muito importante divulgar bem o evento, para que o número de participantes seja cada vez maior, sobretudo de quem conhece essa manifestação cultural, mas não sabe que existe em Várzea Paulista. Nesse sentido, ele destaca o apoio da Prefeitura, com quem conta para os próximos anos. “Secontinuar, a festa tende a crescer”.

Para o secretário adjunto de Cultura, José Moreira, Várzea Paulista demonstra, com a festa, que mantém viva as tradições trazidas pelos cidadãos vindos de outras cidades, onde a Folia de Reis é historicamente realizada.

De acordo com ele, a Prefeitura fez todos os esforços necessários para manter a tradição da cidade e cumprir o calendário cultural definido no início da nova administração. “É importante manter acesa essa identidade do povo com a cultura e com a religião”, explica.