Banda Sinfônica Jovem e Escola de Música promovem concerto

Esporte e Lazer - Destaques
300 pessoas apreciam orquestra integrada dos dois projetos

A Escola Municipal Música e Arte, do Centro Cultural, e a Banda Sinfônica Jovem de Várzea Paulista realizaram um concerto na noite da última quinta-feira (10), no anfiteatro da Faculdade Padre Anchieta. O repertório incluiu canções eruditas e populares. Com a apresentação, os jovens músicos – dos quais muitos têm menos de um ano de prática – adquiriram mais experiência e puderam mostrar o que têm aprendido.

Primeiramente se apresentaram três grupos de alunos da Escola Municipal Música e Arte: o Grupo de Violões e Sopros, a Banda Sinfônica e a Orquestra de Cordas. Foram nove canções, de melodias mais simples a  músicas sofisticadas como a “Ode à Alegria”, do Grupo de Violões e Sopros (Tema da Nona Sinfonia/Beethoven) e a canção popular “Além do Arco Iris” (Aroldo Arlem), tocada pela Orquestra de Cordas.

Para encerrar o concerto, a Banda Sinfônica Jovem, formada por músicos da cidade, apresentou quatro músicas: “Deep River Rhapsody” (Harold L. Walters), “Novena” (James Swearing), “Mancini Magic” (Henri Mancini) e a famigerada “The Phantom of the Opera” (A. Webber/C. Hart; arranjo: Neves).

Para o diretor da Escola de Música e regente da Banda Sinfônica Jovem, Tiago Costa, o desempenho dos músicos e alunos foi bastante satisfatório. Ele ressalta que tem aumentado o nível de exigência nas aulas, desde que assumiu a diretoria do projeto.

De acordo com o músico, a pedagogia que aplica busca a melhoria contínua das apresentações. “A banda está cada vez maior”, destaca.

Trabalho relevante
Costa ressalta que muitos dos que participaram ou ainda fazem parte da Banda Sinfônica Jovem estão se profissionalizando, estudando e até mesmo dando aulas de música. “Muito alunos são até professores em outros projetos na região”.

Perspectivas
O regente tem se articulado junto à Prefeitura para angariar mais benefícios aos músicos de Várzea Paulista, como, por exemplo, a inédita Bolsa de Estudo Musical, para incentivar a formação de novos artistas.

Inscrições
A Escola Municipal Música e Arte, de Várzea Paulista, está com inscrições abertas para as aulas de Violão, violino, sax, clarinete, flauta transversal e percussão, de 16 a 19 de julho. Os interessados devem se dirigir ao Centro Cultural – Avenida Manoel Gonçalves, 200, Jardim Primavera.

É necessário levar cópia da certidão de nascimento ou RG, uma foto 3X4 e um comprovante de residência. Com exceção do violão, não é necessário ter instrumento próprio.