Alunos de curso profissionalizante se formam

Encerramento das aulas foi comemorada com solenidade na Câmara Municipal
 
Nesta quinta-feira (4) foi realizada uma solenidade na Câmara Municipal, em homenagem aos 85 alunos que se formaram no curso profissionalizante realizado através da parceria entre Pronatec, Senai e a Prefeitura de Várzea Paulista. 
 
Os estudantes receberam o certificado de conclusão, dos cursos de Assistente Administrativo, Almoxarifado, Recepcionista e Traçador de Caldeiraria.
 
Segundo o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Josenildo Antonio da Silva, cerca de 20 alunos já estão no mercado de trabalho. “Nosso intuito é capacitar os profissionais para que atendam as necessidades das empresas. Quanto mais pessoas qualificadas o município tiver, mais empregos serão gerados em Várzea Paulista”, explica. 
 
Para os estudantes que ainda não conseguiram uma colocação, novas oportunidades serão buscadas. “Vamos enviar as empresas uma carta de indicação dos nossos alunos. E desta maneira, trabalhar para que mais alunos conquistem sua chance”, relata. “Além de buscar a instalação de novas empresas no município”, ressalta o secretário adjunto. 
 
Desistência 
 
O secretário adjunto só lamenta o alto número de desistências. Dos 200 alunos inscritos, apenas se 85 se formaram. “Nossos cursos são altamente qualificados,
 com certificados da Pronatec e Senai. A qualificação de traçador de caldeiraria pode custar até R$ 2 mil”, informa. 
“Pedimos que a pessoa tenha consciência de que ao se inscrever e desistir do curso, está tirando a oportunidade de alguém que também precisa da qualificação”,fala Josenildo. 
 
Novas vagas
 
Em agosto novas inscrições serão abertas e cerca de 300 vagas serão oferecidas. Os cursos são uma parceria entre o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), Senai e a Prefeitura de Várzea Paulista, através do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). Os alunos que participam das aulas, recebem vale-transporte, material didático, camisetas e lanche.