Proerd forma turma de alunos conscientes contra as drogas

Educação - Destaques
Crianças da Rede Municipal de Ensino de Várzea Paulista concluem curso de prevenção
O Ginásio Vila Popular sediou a formatura de 620 alunos das quintas séries da Rede Municipal de Ensino, que concluem nesta sexta-feira (28), o curso do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). A festa – dinâmica, musical e animada – homenageou alunos de destaque, instrutores do projeto e docentes envolvidos e contemplou um juramento – por parte das crianças – de não se envolver com entorpecentes. O objetivo foi incentivá-los a por em prática as lições tiradas de cada aula.

Na cerimônia, bastante animada e dinâmica, os alunos que se destacaram apresentaram suas redações de conclusão do curso e ganharam uma medalha e um brinde dos organizadores.

Os formandos – das Cemebs Profª Palmyra A. D’Almeida Rinaldi; Oswaldo Camargo Pires; Profª Edith Schneider e Carlos de Almeida – demonstraram bastante gratidão pelos ensinamentos recebidos. Houve quem se emocionou e deixou claro que já está ajudando companheiros de convívio a fugirem dos vícios. Os diplomas foram entregues de forma simbólica a um professor de cada uma das turmas.
O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, se mostrou muito contente, já que fez a reforma do ginásio, onde, segundo ele, havia no início do ano, consumo de drogas, que já não acontece mais no local. Ele agradeceu à PM pelo trabalho preventivo e enfatizou a importância das crianças para a construção de uma sociedade mais cidadã, solidária e forte no combate às drogas. “Vocês têm que fazer diferença para salvar vidas” – explicou – “É preciso que a gente goste da nossa cidade, da nossa família e de nós mesmos”.

O secretário de Educação, Rodolfo Braga, também parabenizou a todos os envolvidos e endossou que a Prefeitura dará todo o apoio para que a parceria com a PM se fortaleça ainda mais. Além da conscientização, ele pondera a importância da presença dos policiais na sala de aula, para criar nas crianças o respeito às autoridades. “A presença militar soldada nas escolas busca aumentar sua credibilidade”, afirmou.

O comandante da 3ª Companhia do 49º Batalhão da PM do interior, Capitão Reginaldo Trindade Dezó, destacou o papel educativo dos pais, importante para a formação do caráter do aluno e fixação dos valores transmitidos pelas aulas do Proerd.

A prevenção é sempre priorizada, segundo ele, pois evita que muitos jovens se desviem do caminho correto. As aulas ajudam a fazer com que as crianças aprendam a obedecer aos pais, mestres e outras autoridades constituídas, importantes à formação da índole dos cidadãos. “A gente está colocando uma semente no coração das crianças. Quem tem que regar são os pais, com amor, carinho”, explicou.

Música e bons exemplos

Durante a cerimônia, as crianças se divertiram com as apresentações musicais da cantora mirim Fabiana Marques e do grupo musical Zachar´s, da vocalista Karen Zachar. Ambas são ex-alunas do Proerd.

Para Karen, cantora há onze anos e filha da soldado da PM, Simone Justino – que já foi instrutora do projeto em Jundiaí e Itatiba – as aulas ajudam a mudar o conceito que muitas pessoas têm sobre os policiais, uma vez que realizam um trabalho social humanizado nas salas de aula. “É uma experiência muito gostosa”.

Aprovação
Kátia Alvarenga, mãe de Gabriela, 10 anos, reconhece que o trabalho tem um importante papel conscientizador. “É bom para eles terem consciência do que é certo ou errado”.

Homenagem e reconhecimento
Uma das professoras envolvidas que foram homenageadas é Kênia Cardoso. A docente explica que o projeto surte efeito, já que vários alunos expressam o aumento da consciência em relação às consequências dos vícios e das práticas violentas que podem causá-los ou são ocasionadas por eles. Um aluno chegou a confidenciá-la uma importante mudança dentro de casa. “Um me falou: meu pai parou de fumar”.

Trabalho historicamente relevante
Realizado no Brasil desde 1993, o Proerd – parceria entre Prefeitura e PM – foi realizado, neste semestre, com as crianças varzinas durante seis meses. As aulas trabalharam, de maneira dinâmica e atrativa, o conceito de prevenção a entorpecentes e combate às práticas violentas, nas salas de aula.
No próximo semestre, mais alunos da Rede Municipal de Várzea Paulista terão acesso ao programa.