Várzea Paulista realiza 4ª Conferência Municipal de Cultura

Esporte e Lazer - Destaques
Prefeitura e Conselho Municipal de Cultura reúnem artistas e agentes culturais, para discussão de políticas públicas e eleição do conselho

A Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer – em parceria com o Conselho Municipal de Cultura – realizou, na tarde do último sábado (22), a 4ª Conferência Municipal de Cultura, na Câmara Municipal. O tema foi “Diversidade Cultural e Fomento” e o encontro foi acompanhado pela equipe da Representação Regional de São Paulo do Ministério da Cultura. O objetivo foi compartilhar experiências, promover um debate cultural e discutir medidas para dar sustentabilidade à cultura varzina. Tudo regado a muita cultura.

Os participantes avaliaram as diretrizes aprovadas na 3ª Conferência Municipal, em 2011, indicaram os delegados para a Conferência Estadual de Cultura e elegeram os membros do Conselho Municipal de Cultura, para o próximo biênio.

De acordo com o secretário adjunto de Cultura, José Moreira, o encontro foi fundamental para os artistas da cidade. “Essa conferência é muito importante porque traça novas diretrizes para a cultura municipal” – explicou – “o planejamento para o próximo ano está sendo feito de acordo com as propostas para cada linguagem artística”.

O ambiente do encontro foi diferenciado, segundo Moreira, uma vez que foi permeado por intervenções artísticas de música, dança e teatro. “Inovamos na formatação do evento”.

Encontros preparatórios
Os assuntos debatidos na 4ª Conferência Municipal de Cultura foram preparados e discutidos – na semana passada – em encontros preparatórios com os artistas de cada linguagem cultural existente.

Conclusões Gerais
Os artistas, depois de deliberarem, chegaram a algumas conclusões, que serão estudadas pela Prefeitura, a fim de fortalecer a cultura da cidade. Confira as principais:

Aumento de espaços adequados para as diversas linguagens
culturais;

Valorização e incentivo aos artistas locais;

Divulgação do trabalho artísticos feito na cidade;

Maior divulgação dos eventos culturais;

Promoção dos grupos que já existem em Várzea, por meio de
ajuda de custo para transporte, compra de materiais necessários, organização, entre outras;

Ampliação do acesso cultural da população;

Divulgação das opções culturais nas escolas, com o fim de
proporcionar aos jovens e crianças maior acesso às diferentes formas
de expressão artística;

Aumento das atividades culturais em locais públicos;

Apropriação da cultura local valorizando o que caracteriza a
cidade;

Capacitação e formação de gestores culturais;

Criação de formas legais de incentivo municipal à cultura,
como, por exemplo, o Fundo Municipal de Cultura;

Estabelecimento de políticas públicas de cultura que garantam
continuidade aos projetos;

Estabelecimento de um intercâmbio permanente entre as
diversas linguagens culturais;

Criação de calendário cultural;

Criação de ações que estimulem a leitura e a produção literária,
nos espaços culturais existentes;

Atendimento das metas estipuladas pelo Sistema Nacional de
Cultura;

Busca da independência da Secretaria de Cultura.