Capoeira de Várzea Paulista será representada na Alemanha

Esporte e Lazer - Destaques
Capoeiristas brasileiros e alemães irão participar de oficinas, rituais e apresentações que visam intercâmbio cultural

A capoeira tem uma grande tradição no cenário nacional, em Várzea Paulista também conquistou seu espaço. Na cidade, o esporte conta com profissionais renomados, como o próprio Bola Sete e outros profissionais que atuam na Alemanha e Portugal.

Nesta terça (11) Edvaldo Pereira dos Santos (Bola Sete), e seis alunos viajaram para a Alemanha para ensinarem crianças de instituições. Lá eles contarão com o apoio de algumas ONG’s e realizarão workshops de capoeira nas cidades Pforzheim e Schuwabish Hall. “Nessas duas cidades estão dando aula dois de meus alunos que saíram daqui e hoje residem lá. Todo ano eu levo um grupo de alunos. O objetivo é levar nossa cultura e aumentar as perspectivas e visão do mundo e quanto a capoeira contribui nesse processo”, comentou Bola Sete..

Em setembro, capoeiristas alemães virão a Várzea Paulista para o 11º Encontro de Integração de Capoeira.

Mestre Bola Sete realiza há anos um excelente trabalho junto às crianças do município, ensinando técnicas de capoeira através do projeto “Capoeira e Cidadania”.

As aulas são gratuitas e são ministradas no Espaço Cidadania, nos ginásios do Jardim Promeca, Vila Popular e Parque das Orquídeas.

A Prefeitura de Várzea Paulista mantém esse projeto em parceria com a associação Expressão Brasil e Capoeira Brasil.