Projeto Prefeitura nos Bairros atende famílias do Núcleo Seriema

Gestão Pública - Destaques
Iniciativa lançada no Núcleo Seriema – Cidade Nova II leva governo municipal mais próximo aos moradores
A Prefeitura de Várzea Paulista iniciou hoje (08/06) o Projeto Prefeitura nos Bairros. O evento de lançamento aconteceu no Núcleo Seriema, das 8h às 14h, e levou mais de vinte serviços à população (relação abaixo) como, por exemplo, consulta de multas, exames oftalmológicos, orientação odontológica e vacinação (Pólio).
 

Cerca de 100 famílias foram atendidas pelo projeto. Agentes também foram a campo para incluir moradores em situação de pobreza no CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais. Os cadastrados poderão receber diversos benefícios federais, estaduais e municipais. 

 
De acordo com o Prefeito Juvenal Rossi, o objetivo é atender os cidadãos com a mesma eficiência que nas sedes dos órgãos e secretarias. “Devemos ter como meta atender o maior número de munícipes possível com a qualidade, o empenho e o profissionalismo que demonstramos em nosso dia a dia em nossos departamentos”. 
 
Como funciona – O objetivo do projeto Prefeitura nos Bairros é realizar um mutirão para oferecer serviços públicos para as populações que mais precisam – diretamente na região onde residem. Um comboio de veículos vai a campo reunindo servidores do gabinete do Prefeito, secretarias e órgãos da administração pública. No local são instalados estandes das secretarias municipais e órgãos participantes para atendimento aos cidadãos. Na ação de hoje, a prefeitura contou com o Exército na montagem das tendas.
 
De acordo com do vice-prefeito e também secretário de educação, Rodolfo Braga (PSB), a ação é inovadora. “O Projeto Prefeitura nos Bairros é pioneiro. Nunca uma prefeitura levou tantos serviços ao mesmo tempo até onde a população está, onde as pessoas mais precisam”. Segundo o secretário de desenvolvimento social, Jeremias Santana, a ação também auxilia na melhoria contínua do atendimento público. “Estar em campo é ainda uma maneira de todos nós conhecermos mais de perto a realidade, identificarmos as necessidades prioritárias e aprimorarmos os nossos serviços”, completou.
 
População aprova – Hortência Mouro da Silva, 29 anos, moradora há 20 anos no Núcleo Seriema, levou sua filha, Bianca Emanuele, 2, para vacinar contra a Poliomielite e comemora: “Nunca vi serviços como esses acontecerem no meu bairro. É ótimo. Excelente para toda a família”. Dirceu Leme de Souza, 36, levou sua filha Gabriele Fernades, 2, para orientação na escovação de dentes e outros atendimentos. “Assim fica tudo mais prático. Mais perto da gente. Aprovamos a iniciativa”, afirmou.
 
Empresas da iniciativa privada poderão se inscrever para realização de cursos e palestras educativas, de aperfeiçoamento profissional, bem como fazer o recrutamento de profissionais.
 
ATIVIDADES REALIZADAS – 08/06 – 7h30 às 13h 
SECRETARIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO E TRANSPORTE
1. CONSULTA DE MULTAS 
2. VIDEO GAME EDUCATIVOS PARA CRIANÇAS
 
SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
3. RECADASTRAMENTO DAS FAMILIAS QUE RESIDEM NO NUCLEO SERIEMA
 
OUVIDORIA MUNICIPAL
4. ATENDIMENTO A POPULAÇÃO, REGISTRO DE SOLICITAÇÕES, RECLAMAÇÕES, CRITICAS E SUGESTÕES.
 
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSUNTOS JURÍDICOS
5. ASSISTENCIA JURÍDICA – DIREITO DA FAMILIA
6. PROCON – ASSESSORIA SOBRE DIREITO DO CONSUMIDOR
 
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
7. AVALIAÇÃO E TESTE OFTALMOLÓGICO
8. ORIENTAÇÃO ODONTOLÓGICA E DE ESCOVAÇÃO
9. TESTE DE PRESSÃO ARTERIAL
10. VERIFICAÇÃO DE DOENÇAS DE PELE
11. DST – DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS – PREVENÇÃO
12. CAMPANHA DE VACINAÇÃO (PÓLIO)
 
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
13. OFICINA DE RECICLAGEM
14. OFICINA DE ARTE
15. DIVULGAÇÃO DO SERVIÇO DA SECRETARIA 
16. PROJETO AUTOBAN – MEIO AMBIENTE: DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES DE ÁRVORE
 
SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
17. DIVULGAÇÃO DO BANCO DO POVO PAULISTA
18. DIVULGAÇÃO DO PAT. VAGAS DE EMPREGO
19. DIVULGAÇÃO DO PAT. VAGAS DE CURSOS SENAI
20. DIVULGAÇÃO INSTALAÇÃO DE INDÚSTRIAS CURSOS SENAI