Prefeitura apresenta balanço do Projeto Várzea Mais Bonita na região norte

Gestão Pública - Destaques
Evento divulga números à população e comemora com festa as ações realizadas nos Jardins América II e III
A Prefeitura apresentou nesta sexta-feira (07/06) um balanço das ações do Projeto Várzea Mais Bonita realizada nos Jardins América II e III. O evento ocorreu às 19h na Avenida Barretos no campo de futebol do Jardim América II.

A apresentação contou com a presença de mais de 150 pessoas, do prefeito Juvenal Rossi (PV), de secretários municipais, vereadores e com shows de artistas populares: Orquestra de Violeiros Flor de Várzea; Grupo Memória Brasileira – Dança Catira; Fábio Toledo; Rosário e Edmilson; e Adriano Alves, entre outras atrações como pula-pula, pipoca e algodão doce para as crianças.

Alguns Números – ao longo de aproximadamente um mês de realização e finalização do Projeto Várzea Mais Bonita nos Jardins América II e III foram 30.000 m² de área pública limpa; 29 viagens de caminhão Cata-Treco (400 kg cada); 430 viagens de caminhão provenientes das limpezas dos córregos e áreas públicas; 357 bocas de lobo limpas; 78 árvores podadas (com liberação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente); 2.000 m² de córregos limpos; 65 toneladas de massa asfáltica para a Operação Tapa-Buracos; entre outros trabalhos (descrição completa abaixo). Além de ações como fiscalização de calçadas irregulares e terrenos baldios; limpeza de escolas e UBSs.

Como funciona – Segundo o secretário de infraestrutura urbana, Renato Germano, trata-se de uma ação envolvendo várias áreas da prefeitura como, por exemplo, as equipes das Secretarias de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente e da Secretaria de Trânsito. “As equipes das diferentes pastas vão a campo ao mesmo tempo, para resolver os problemas de uma só vez. E, principalmente, de maneira coordenada. Trata-se de uma força-tarefa conjunta para aumentar a eficiência dos trabalhos”, explica. Segundo Germano, os bairros foram escolhidos por se tratar de uma área extensa e cortada por córregos que necessitavam de limpeza e desassoreamento.

Superação – Segundo o prefeito Juvenal Rossi (PV), quando o novo governo assumiu a Prefeitura não havia recursos básicos para cuidar do município. “Não tínhamos sequer uma roçadeira para limpar a cidade. Mas a população se uniu ao governo, se mobilizou. O resultado está aí: obtemos os equipamentos necessários [sem custos], mobilizamos pessoas e empresas voluntárias. Juntos nós fizemos a diferença”, comemora. Juvenal também lembrou a importância da conscientização da população. “A maior obra é a mudança de comportamento. Cada morador precisa se sentir responsável pela limpeza da cidade – não jogando lixo e entulho nas ruas e em terrenos baldios. A responsabilidade não é só minha, é de todos nós: governantes e cidadãos. A prefeitura, sozinha, não pode garantir a manutenção sem a colaboração de vocês”, alertou.

Um novo lugar – Os moradores também comemoraram os avanços. Dejanir Pereira Silva, 70 anos, aposentada e moradora do Jardim América II a mais de 25 anos, afirmou que nunca presenciou uma gestão municipal tão atuante. “Depois que o Juvenal assumiu, em 6 meses ele realizou 10 anos de trabalho. Foram muitas ações e obras: melhor asfalto, mais policiamento, rios e ruas mais limpas.  Muito bom mesmo. Parece que estou vivendo em outro bairro, em outra cidade”.

A cozinheira Rislaine da Silva, 42, também aprovou as ações do Projeto Várzea Mais Bonita. “A mudança foi rápida. Estávamos esperando isso, esse cuidado com a cidade, há mais de 15 anos. A revitalização da Avenida Sorocaba, por exemplo, foi uma transformação total. Excelente”, afirmou.

Números do Projeto Várzea Mais Bonita – América II e III:

57 viagens de caminhão com capim e galhos;
29 viagens de caminhão Cata-Treco (media de 400 kg cada);
357 bocas de lobo limpas;
20 tampas de boca de lobo trocadas;
78 árvores podadas (com liberação da Secretaria de Meio Ambiente);
2.000 m² de córregos limpos;
65 toneladas de massa asfáltica para Operação Tapa Buraco;
6 vielas limpas;
3 vielas com reparos da iluminação;
300 notificações de pedido de limpeza e calçamento área particular;
15 notificações executada no local;
10 containers de lixo novos;
10 cestas de lixo instaladas;
3 praças limpas;
1 limpeza Ginásio de Esporte;
3 escolas limpas;
2 UBS limpas (sendo que uma iniciou pintura externa).
30.000 m² de área pública limpa;

Equipes envolvidas: