Prefeitura de Várzea Paulista promove “Passeata Jovem pelo Meio Ambiente”

Meio Ambiente - Destaques
Jovens participantes das atividades dos Cras´s e Observatório da Juventude defendem preservação nas ruas do centro da cidade

Os educadores da juventude dos Cras´s (Centros de Referência de Assistência Social) e Observatório da Juventude realizaram, junto a mais de 70 jovens que participam de suas atividades, a “Passeata Jovem pelo Meio Ambiente”, que aconteceu quarta-feira (5). Por meio de vários cartazes, camisetas pretas e gritos de guerra como “Proteja o meio ambiente!”, a iniciativa objetivou conscientizar sobre a importância da conservação do meio ambiente de Várzea Paulista.

A caminhada começou na Praça da Bíblia, percorreu um trecho da Avenida Fernão Dias Paes Leme e, pelo centro da cidade, encerrou-se no Observatório da Cidade, onde os jovens fizeram uma reflexão final sobre os trabalhos. A ação foi escolhida pelos jovens como forma de expressão ideal para conscientizar a população.

Segundo o coordenador dos Projetos da Juventude do município, Fernando Pasqualino, a caminhada encerra uma série de palestras e reuniões sobre a importância da conservação do meio ambiente.

Para ele, a caminhada é importante por mostrar que cada cidadão pode fazer diferença na preservação do meio ambiente. “Não é só a Amazônia que faz parte do meio ambiente, o município também” – explicou – “Se cada um fizer a sua parte a cidade fica muito mais bonita”.

Para Flaviana Cardoso, 17 anos, que participa das atividades com os jovens há mais de dois anos, a passeata é importante porque mostra aos moradores a importância sobre o meio ambiente. A cor preta das camisetas foi escolhida em sinal de protesto. “Decidimos sair de preto porque estamos de luto, pela depredação do meio ambiente”.

Flávio Augusto, 17 anos, também gostou muito da iniciativa e disse que foi relevante por mostrar que toda a sociedade, caso não se conscientize, pode trazer vários problemas às próximas gerações. “A sociedade sofrerá as conseqüências”, ponderou.

Próxima caminhada ecológica

Segundo o coordenador do Observatório da Juventude, Vinícius Rocha, está prevista uma caminhada ecológica, na Serra do Mursa, no próximo dia 3 de julho, pela manhã. O objetivo é conhecer o local e fortalecer nos jovens a identidade com a cidade. “É uma área que tem que ser preservada”, explicou.