Prefeito Juvenal Rossi replanta árvore no Parque Chico Mendes

Artigos das Empresas
Planta é devolvida à natureza, como gesto de incentivo a preservação do meio ambiente em Várzea Paulista

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, esteve presente no Parque Ecológico Chico Mendes, na última quarta-feira (5) e plantou uma muda da samambaia-açu (conhecida como xaxim), sob a sombra, como é recomendável. Essa e mais duas mudas – já replantadas – foram retiradas da Cemeb Vinícius de Moraes, do Jardim Alessandra, por estarem sob o sol. O objetivo do replantio é incentivar, no Dia Mundial do Meio Ambiente, a preservação do meio ambiente na cidade.

Juvenal Rossi conversou com os funcionários do espaço e discutiu medidas para a sustentabilidade, paisagismo e melhor aproveitamento das mudas existentes para tornar a cidade mais arborizada e bonita para as próximas gerações. “É preciso fazer na cidade uma grande força-tarefa, do poder público e da iniciativa privada, para fazer diferença no meio ambiente”, afirmou.

No encontro, o prefeito também ressaltou seu desejo de conscientizar as crianças sobre seu papel como futuros fiscalizadores e cidadãos preocupados com a sustentabilidade. “As crianças são os grandes que vão cobrar amanhã”, afirmou.

Samambaia-açu
A planta, nativa de terrenos úmidos, pode atingir mais de 5 metros de altura e está em risco de extinção pelo extrativismo exagerado.

Biodiversidade
O Parque Ecológico Chico Mendes conta com aproximadamente 700 mudas diferentes de plantas.