Dia Mundial do Meio Ambiente: Prefeitura lança campanha de reciclagem

Meio Ambiente - Destaques
Campanha na cidade tem como objetivo reciclar pilhas e óleo de cozinha em parceria com a ONG Eco & Vida 
 
A Prefeitura de Várzea Paulista lançou dia 5 de junho, às 9h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Popular, uma campanha para o descarte correto do óleo de cozinha, pilhas e baterias. O objetivo da ação é colaborar para a despoluição da bacia do Córrego Bertioga e também conscientizar a população de Várzea Paulista sobre a importância da reciclagem desses materiais. A iniciativa faz parte do Projeto Socioambiental do Córrego Bertioga em parceria com a ONG Eco & Vida. 
 
Segundo a coordenadora da campanha, Roberta Leone, da Secretaria Adjunta do Meio Ambiente, o descarte correto desses materiais é fundamental. “Um litro de óleo pode contaminar mais de mil litros d’água. Já as pilhas e baterias contêm metais pesados, como cádmio, chumbo e mercúrio – que são nocivos à saúde e contaminam o solo”, explica. 
 
O secretário adjunto do Gabinete do Prefeito, Rubens Aparecido Bittencout, afirmou, durante o evento, que o meio ambiente é uma das prioridades da nova gestão municipal. “Como todos sabem, projetos socioambientais são um dos principais focos do Partido Verde (PV). Portanto, essa é uma das marcas da gestão Juvenal Rossi. A campanha, em conjunto com a urbanização do Córrego Bertioga, as novas pavimentações na cidade e a realização da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) representa um benefício não apenas à nossa geração, mas aos nossos filhos e netos“, comemora.
 
Participaram também do evento o secretário de saúde, José Roberto Spinucci, a coordenadora do projeto e o presidente da ONG Eco & Vida, João Carlos Gonçalves, servidores públicos, voluntários da campanha e cidadãos em geral.
 
 
Onde e como descartar
 
As UBSs da Vila Popular, do Jardim Bertioga, Vila Marajó, Jardim Alessandra e Vila Santa Terezinha e o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social Oeste (Vila Tupi), fazem parte do projeto e receberão o material que será destinado para a reciclagem. 
 
Para evitar vazamento, o óleo de cozinha deve ser armazenado em garrafas PET. Já as pilhas serão descartadas em coletores que ficarão à disposição da população nas UBSs e no CRAS Oeste.
 
 
Confira o endereço das UBSs e do CRAS que participam da ação:
 
UBS Vila Popular
Rua Itaoca, 294
Parque Guarani – 4595-0081
 
UBS Jardim Bertioga
Rua Das Acacias Mimosas, 495
Jardim Bertioga – 4595-5462 
 
UBS Vila Marajó
Rua Ananatuba, 268
Vila Marajó – 4596-3334 
 
UBS Jardim Alessandra
Rua Carioba, 299
Jardim Alessandra – 4595-1542
 
UBS Vila Santa Terezinha
Rua Maria Auxiliadora, 110
Vila Santa Terezinha – 4595-0082
 
CRAS Oeste 
Avenida Bertioga, 1375
Vila Tupi – 4595-1027