Defesa Civil participa de oficina de combate a incêndios em época de seca

Casa Civil - Destaques
35 municípios participaram do evento em Itatiba reunindo cerca de 230 participantes
A Defesa Civil do Município de Várzea Paulista participou, dias 22 e 23 de maio, do OPOE – Oficina Preparatória da Operação Estiagem. O treinamento aconteceu no auditório da Federação Ornitológica do Brasil (FOB) em Itatiba e reuniu cerca de 230 participantes de 35 municípios. As oficinas têm como objetivo capacitar integrantes das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDECs) e voluntários atuantes nas cidades da região de Campinas. 
 
Participaram quatro servidores públicos do Município de Várzea Paulista, um estagiário e uma voluntária do Grupamento de Bombeiros Civis Voluntários (GBCV) da cidade. De acordo com o dietor da Defesa Civil de Várzea Paulista, Cristiano Vargas, o treinamento, teórico e prático, é fundamental para ampliar a segurança dos cidadãos. “Desde o início do ano já combatemos com sucesso quatro incêndios na cidade que ofereceram riscos reais à vida de cidadãos e suas famílias. Com mais conhecimentos, tenho certeza que seremos ainda mais eficazes nesse trabalho”, afirmou.   
 
Além da capacitação, os municípios participantes também receberão um kit da Defesa Civil Estadual contendo, abafadores, cantis, facões, óculos de proteção, pares de luvas, bombas costais, enxadões e lanternas.
 
Conteúdo – Durante o evento, foram realizadas palestras sobre o Sistema de Proteção e Defesa Civil, Sistema Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, ‘Operação Corta Fogo’ e outros assuntos relacionados.
 
As apresentações foram ministradas por integrantes da Operação Corta Fogo do Governo do Estado de São Paulo, composta por técnicos da: Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Saúde.
 
Durante o curso também houve aulas práticas de combate ao fogo de pequeno porte extinguido através de abafadores e bombas costais, além de captura de animais perigosos.