Prefeitura inicia Obras de Praça de Esporte e Cultura

Infraestrutura - Destaques

Projeto prevê quadra esportiva coberta, biblioteca, teatro,  telecentro, pista de skate, entre outros equipamentos e recursos

A Prefeitura de Várzea Paulista deu início às obras da PEC – Praça dos Esportes e da Cultura. O novo espaço público será implantado na Avenida Ipiranga s/n, região central da cidade. De acordo com o prefeito Juvenal Rossi, a iniciativa concentrará vários benefícios em um só lugar. “A ideia é integrar, num mesmo espaço, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, serviços socioassistenciais e de inclusão digital. Trata-se de um projeto que trará mais qualidade de vida e cidadania à população e, principalmente, à juventude dessa cidade”, comemora Juvenal Rossi. A inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2014.

O projeto, denominado PEC 3000, em alusão à praça-modelo de três mil m² (abaixo) prevê a construção de uma quadra esportiva coberta e de dois prédios que abrigarão um CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, biblioteca (66,13 m²), teatro com área de apoio (121,38 m²), telecentro (40 m²) e duas salas multiuso (62m² e 40 m²). Na área aberta, a praça contará também com pista de skate, parquinho para crianças pequenas, bicicletário, mesa de jogos e uma pista de caminhada no entorno da obra.

Segundo o secretário interino de obras, urbanismo e meio ambiente, Flávio Otávio Pascoal, o projeto é fruto do convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo Federal e custará R$ 1,78 milhão. A empresa vencedora da licitação é a Construtora Alpha Vitória Ltda. Os recursos são provenientes do Ministério do Esporte e da Cultura e faz parte do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal.

Sobre as praças-modelo

A concepção, objetivos e projetos arquitetônicos de referência das praças-modelo foram desenvolvidos pelo Governo Federal por uma equipe multidisciplinar e interministerial de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. A equipe desenvolveu três protótipos, previstos para terrenos com dimensões mínimas de 700 m², 3.000 m² (gráfico) e 7.000m². Mais informações: http://pracas.cultura.gov.br