Conselho Municipal de Assistência Social toma posse

Desenvolvimento Social - Destaques

Membros do próximo biênio formalizam posse, junto ao prefeito Juvenal Rossi, na Câmara Municipal

Os membros que compõem o CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) do biênio 2013-2015 – eleitos em 15 de maio – assinaram o termo de posse, junto do prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, na assembléia de posse realizada na Câmara Municipal, na manhã da última quarta-feira (22).

A função do grupo é orientar e controlar a administração do Fundo Municipal de Assistência Social, que busca verbas e assistências aos projetos sociais, por meio de representantes do poder público e da sociedade civil.  O CMAS também deve fiscalizar o trabalho de entidades sociais, definir programas de assistência social e aprovar planos de convênios dos órgãos do setor com o Governo Municipal.

O presidente eleito, Waldir Caldas, reiterou a importância do órgão e do trabalho que pode realizar com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social. “A gente tenta amenizar a situação das pessoas que estão vulneráveis”, explicou.

O prefeito Juvenal Rossi afirmou que a Prefeitura dará todo o apoio necessário ao conselho, já que pretende fazer a diferença para a população em situação de risco social. Também ressaltou que conta  com os novos membros para fiscalizar e auxiliar o poder público, no que tange a prospecção de novas verbas para o trabalho social na cidade e sugestões de políticas públicas possíveis.

Juvenal Rossi deixou claro que vai dar atenção especial ao órgão, por meio da abertura a sugestões e fiscalização das ações, importantes, segundo ele, para fazer a diferença na vida das pessoas. “É preciso ir além e olhar para o dependente químico, ao idoso, a quem não tem a quem recorrer”, afirmou.
O secretário de Desenvolvimento Social, Jeremias de Santana, incentivou os novos conselheiros, haja vista a relevância do seu trabalho. Também colocou a pasta à sua disposição. “Estamos abertos às críticas construtiva e sugestões”.

Representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal também prestigiaram a cerimônia.

Critérios da composição do Conselho

São indicados pelos secretários de cada pasta dois titulares e dois suplentes da Secretaria de Desenvolvimento Social, além de um titular e um suplente das seguintes pastas: Educação, Cultura, Esportes e Lazer; Assuntos Jurídicos e Cidadania; Saúde e Finanças.

Da sociedade civil, via de regra, devem-se eleger, com seus devidos suplentes: dois representantes de usuário ou organização de usuários; dois representantes de entidades e organizações de assistência social; um representante dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência e um representante das entidades e organizações de trabalhadores do setor de assistência social.

Trabalho do CMAS

Nomes dos novos membros

Os nomes dos membros eleitos estão disponíveis no portal da transparência: transparencia.varzeapaulista.sp.gov.br