Oficina de futsal auxilia tratamento dos pacientes do Caps

Saúde - Cotidiano

 

Atividade promove reinserção social e maior adesão aos tratamentos

Os pacientes do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) de Várzea Paulista contam com a oficina de futsal, duas vezes por semana, no Ginásio Ayrton Senna da Silva. A atividade recreativa 

tem reinserido os usuários da unidade nos espaços públicos e auxiliado o tratamento dos participantes, que estão todos em condições psicológicas estáveis.

Para o psicólogo da unidade, Giuliano Furlan, que participa do projeto desde o seu início, em 2008, o treino é muito importante aos pacientes, que têm rotinas normais (trabalho e atividades rotineiras), pois podem ser observados. Além disso, é a chance de obter maior aproximação e melhorar o tratame

nto. “Eles olham para a gente (médicos) de maneira diferente”, explica.

Furlan também destaca que a atividade é uma boa oportunidade para cidadãos da comunidade, que podem se divertir e praticar um voluntariado. “É um trabalho diferenciado”, destaca.

A oficina está aberta a todos os pacientes interessados e é realizada as segundas e quintas, às 10 e 11 horas, respectivamente.

 

Luta antimanicomial

Para celebrar o dia da Luta antimanicomial, comemorado em 18 de maio, os usuários do CAPS de Várzea Paulista participaram na sexta-feira (17), em Campinas, do InterCaps, um campeonato de futebol entre os pacientes das cidades da região, que possuem o serviço.

 

Os usuários de Várzea Paulista foram levados para a disputa, por um ônibus cedido pela Secretaria de Educação e receberam de um funcionário da saúde, um jogo de camisas de futebol.

De acordo com Sandra Silvestrini, coordenadora de Saúde Mental, a atividade é muito aguardada pelos usuários, que já venceram a competição em algumas ocasiões. “No campeonato os pacientes tem a oportunidade de conhecer novas pessoas e interagir com outros usuários do serviço. Esta é uma atividade muito inclusiva”, explica.

A Luta antimanicomial é um evento nacional, que tem como objetivo fazer uma saúde mental sem manicômios, transferindo o foco do tratamento que se concentrava em instituições hospitalares, para uma rede de atenção psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários e abertos.

 

Caps (Centro de Atenção Psicossocial)

O órgão atende pacientes com transtornos mentais graves. O Caps conta com equipe multidisciplinar de psiquiatria, psicoterapia, terapia ocupacional, enfermagem e assistência social. O paciente que busca o serviço é acolhido, avaliado e encaminhado ao tratamento devido.

Endereço: Praça Anísio Ribeiro de Lima, 51, no Jardim Primavera. Tel.: 4595-2537.