Jovens do Cras Central fazem Quebra-cabeça Histórico

Desenvolvimento Social - Destaques

Adolescentes conhecem história de Várzea Paulista e criam identidade com a cidade

O coletivo de jovens do Cras Central realizou o ‘Quebra-Cabeça Histórico’, na tarde da última quarta-feira (15), no próprio local. A atividade foi desenvolvida com a ajuda do hino da cidade, fotos e até um livro sobre a história do município. Divididos em grupos, os participantes ordenaram os fatos sem data entre os que estavam datados, montando a sequência histórica/cronológica de Várzea Paulista. O objetivo foi criar identidade e conhecer a história, de forma lúdica.

O grupo – composto por jovens de 13 a 18 anos – reúne-se sob a responsabilidade da monitoria social, Elaine Bariero, todas as segundas, terças e quartas-feiras, das 14 às 16h30, para oficinas e dinâmicas. Este ano, os jovens deram aos encontros o nome de ‘Tarde de Cultura Juvenil’. Muitos temas são trabalhados e, desde o início de maio até o Quebra-Cabeça Cultural, trabalhou-se a identidade cultural e o meio ambiente, segundo Elaine.

A ideia de conhecer a história da cidade tem agradado Vinícius Dias, 18 anos, já que muitos jovens não têm acesso a essas informações. “Estamos conhecendo um pouco do que a cidade tem a oferecer”, afirmou.

Os frutos do trabalho são variados, segundo Elaine. Muitos jovens conseguem falar melhor em público, trabalhar melhor em grupo, ingressar no mercado de trabalho e até mesmo voltar a ter bom relacionamento com os familiares. De setembro para cá, com as oficinas e dinâmicas, ela destaca que 16 jovens conseguiram emprego.

Os resultados são gratificantes, segundo ela, e costumam ser compartilhados pelos jovens. “Eles trazem isso para a gente”, afirmou.

Resultados práticos

Yasmin Mendes, 16 anos, participa das oficinas e demais encontros no Cras Central há um ano. Ela destaca que, graças aos conhecimentos adquiridos, teve bom desempenho em uma recente entrevista de emprego e obteve a vaga. Também afirmou ter melhorado a aceitação da opinião alheia e a interação com outras pessoas no cotidiano. Ela recomenda o trabalho. “A gente aprende muita coisa”.

Como participar

De acordo com Elaine, qualquer jovem ou família interessada pode fazer a inscrição no Cras mais próximo de sua residência. O pai ou responsável pelo jovem deve se dirigir à unidade e fazer o cadastro da família. Depois disso, é feita uma análise socioeconômica, para ajudar a família no que é necessário, social ou financeiramente, além de inserir os jovens nas atividades.

Cras Central
Rua Pedro Poloni, 36
Centro – 4596-9658

Cras Norte
Rua Juquia, 203
Jardim América IV – 4596-4738

Cras Oeste
Avenida Bertioga, 1375
Vila Tupi – 4595-1027