Centro de Referência da Mulher promove exposição fotográfica

Esporte e Lazer - Destaques

“Se você fosse uma flor qual seria?” é o tema do evento que se inicia na próxima quinta-feira (16)

A exposição itinerante de fotografias, “Se você fosse uma flor qual seria?” começa na próxima quinta-feira (16), no Crem (Centro de Referência da Mulher) de Várzea Paulista, a partir das 9 horas. As imagens foram feitas pelas participantes do Grupo Vitória, mulheres já atendidas pela entidade que se reúnem todas as semanas. A ideia surgiu pela vontade de criar uma forma de expressão e resgate da autoestima feminina. 
 
A escolha dos locais foi feita pelas próprias mulheres, segundo a coordenadora do Crem, Caroline Jarrete. “Os lugares têm significado para elas”, afirmou.
 
Confira os locais e datas da exposição abaixo. As fotos ficarão à vista durante todo o dia:
 
 
 
Trabalho diferenciado
 
O Crem de Várzea Paulista é o único da região. De acordo com a coordenadora, Caroline Jarrete, o objetivo principal do órgão é oferecer proteção especial e assistir mulheres – maiores de 18 anos -que sofreram algum tipo de violência ou tiveram um direito violado. 
 
A socióloga explica que, inicialmente, é feito o acolhimento por parte da psicóloga e da assistente social, que fazem a “escuta” e delineiam o plano de atendimento à mulher, cujo sigilo sempre é mantido quando desejado. Os encontros subsequentes dão a base necessária para vencer a vulnerabilida
de das pacientes. “O objetivo é fazer com que a mulher rompa o clico de violência”.
 
Posteriormente, as mulheres recebem, segundo Caroline, subsídios para decidir se optam pela separação, boletim de ocorrência contra o agressor ou outras medidas, como por exemplo, sugestão de internação do agressor, quando é dependente químico. 
 
As referenciadas contam com acompanhamento e encaminhamento do Crem, podendo usar assessoria jurídica, para auxiliá-las com os trâmites legais cabíveis, de acordo com a demanda.
 
Caroline destaca que o trabalho sempre é feito em rede, já que é necessário na maioria das vezes o encaminhamento do caso à alguma UBS ou outra estância governamental. 
 
Desde que o espaço começou a funcionar, em agosto do ano passado, 67 mulheres foram atendidas, das quais 28 ainda são acompanhadas pelo Crem. A busca pelo serviço é feita de forma voluntária, ou sugerida em demandas do Conselho Tutelar, nos Cras, Creas, UBS´s, Delegacia da Mulher ou mesmo da OAB.
 
 
Como procurar o serviço
O Crem fica na Rua Arajá, 199 – Vila Tupi. O telefone é 4596 4627.