Semana de Mobilização Saúde na Escola é realizada em Várzea Paulista

Saúde - Cotidiano

Ação será realizada de 13 a 17 de maio, em quatro escolas do município

Teve início nesta segunda-feira (13) a Semana de Mobilização Saúde na Escola, que acontece até sexta-feira, dia 17. A atividade, organizada pela Secretaria de Saúde, faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), uma parceria dos Ministérios da Saúde e Educação. O projeto tem como objetivo a promoção da saúde e a prevenção de doenças, contribuindo para o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes.
 
A mobilização começou na CMEB Pró Infância, no Jardim Cruz Alta. A unidade atende cerca de 270 crianças, de 1 a 5 anos. Os alunos passaram por três tipos de avaliação: Oftalmológica, de Saúde Bucal e Nutricional, com medição de peso e altura, com o intuito de identificar índices de obesidade e desnutrição.
 
 
Atendimento em rede
 
A Semana de Mobilização envolve uma equipe multidisciplinar, que conta com diversos profissionais, como Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Nutricionistas, Médicos, Agentes Comunitários da Saúde, além de profissionais da educação.
 
Segundo a supervisora de Atenção a Saúde, Mônica Rodrigues Carvalho, as crianças que tiverem alguma doença detectada serão encaminhadas a UBSs. “O trabalho terá início na escola e terá continuidade na rede de saúde”, explica.  
 
 
Cronograma
 
As atividades começam às 8 horas e seguem por todo o dia. Confira o cronograma da Semana de Mobilização Saúde na Escola:
 
14/05 – CMEB Cecília Benevides de C. Meirelles – Jardim América III;
15/05 – CMEB Dr. Zilda Arns – Jardim América IV;
16/05 – CMEB Professor Florestan Fernandes – Cidade Nova.