Thomaz Bellucci conhece projeto Valor do Esporte

Esporte e Lazer - Destaques

Tenista número um do Brasil faz clínica de tênis com jovens assistidos, no Parque das Orquídeas

 
O tenista Thomaz Bellucci, número um do Brasil e 39º no ranking da ATP, visitou Várzea Paulista na tarde da última sexta-feira (10). O objetivo foi conhecer e incentivar o projeto Valor do Esporte – que insere jovens em situação de risco social na prática do tênis.
 
Durante a visita, Bellucci  ministrou uma “clínica de tênis” com crianças e adolescentes no Parque das Orquídeas. No evento, deu vários autógrafos, jogou um pouco com os participantes e as incentivou a continuar no projeto.
 
É o primeiro projeto desse tipo que o atleta conheceu. Bellucci afirmou ter gostado muito da ideia de incentivar os garotos e declarou ser muito importante que os jovens valorizem a iniciativa.
 
O tenista destacou o fato do esporte tirar as crianças das ruas, fornecer disciplina e dar a chance de construírem uma carreira dentro do esporte. “O mais importante é eles se divertirem dentro de quadra”, destacou.
 
Para o professor e um dos fundadores do projeto, Émerson Lima, a visita de um tenista gabaritado como Thomaz Bellucci tende a fortalecer o projeto e levá-lo, inclusive, a outros bairros. Ele afirmou que continuará se esforçando para manter as atividades, que podem formar novos professores ou jogadores de tênis. “A gente não pode interromper esse sonho”, declarou.
 
O prefeito Juvenal Rossi (PV), que recebeu a visita do atleta antes da clínica de tênis, afirmou estar muito honrado. O gestor quer fortalecer o projeto, dentro do possível. “Tenho o projeto do atleta olímpico em 2016”, afirmou.
 
Oportunidade
 
Roselmira Carril, mãe de Paulo Gabriel, garoto de 17 anos que participa do projeto, assistiu a uma importante mudança na rotina do filho. Ele não frequentava a escola e, desde que iniciou as aulas, recomeçou a estudar e, graças ao bom desempenho no esporte, ganhou uma bolsa para treinar gratuitamente em Louveira. 
 
Para ela, a visita de tenistas com Thomaz Bellucci incentiva os jovens e mostra que é conquistar a carreira profissional. “É importante para acreditarem no sonho deles”.
 
 
Aprovação
 
O jovem Henrique Macedo, de 15 anos, faz aulas há dois anos e aprova o projeto. “Tem me ajudado muito e recomendo para meus amigos”, afirmou.
 
 
Perspectivas
 
Apesar de estar contundido, Thomaz Bellucci está otimista na busca de novas conquistas e lugares mais altos no ranking da ATP. No final de maio, participará do Rolando Garros, em Paris. “Tenho potencial para subir no ranking”, ponderou.
 
 
Valor do Esporte
 
Os jovens interessados (5 a 17 anos) devem se dirigir – preferencialmente acompanhado pelo responsável – ao Parque das Orquídeas, às segundas, quartas ou sextas, das 08 às 11 horas ou das 14 às 17 horas. 
 
As inscrições são feitas diretamente com os professores Rogério Comino e Elton Lima e podem ser feitas também pelo telefone 11 9 9836 1741 (Emerson) ou no Ginásio Ayrton Senna da Silva, junto ao departamento de Esportes da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
 
De acordo com o professor Elton Lima, os jovens são iniciados no esporte, costumam acompanhar competições e quem se destaca consegue bolsas em centros esportivos da modalidade. As aulas de iniciação ao tênis são dadas às segundas, quartas ou sextas, das 08 às 11 horas ou das 14 às 17 horas.