Serviço de ambulância é diferencial na vida de pacientes

Saúde - Cotidiano

Atendimento em Várzea Paulista conta com quatro ambulâncias e equipe qualificada

Ao sofrer um acidente ou ser acometido por um mal súbito, a maioria dos pacientes se encontra distante de uma unidade hospitalar. Nesses casos o tempo de início do atendimento é um fator determinante para a sobrevivência e estabilidade do quadro do paciente. Em Várzea Paulista este trabalho é oferecido pelo SAAU – Serviço de Ambulância para Atendimento de Urgência, que se divide em três grupos que atuam durante o dia: duas que trabalham à noite e outras duas que realizam os atendimentos aos finais de semana e feriados. 
 
O serviço é composto por quatro viaturas e equipes de atendimento, que possuem uma coordenação de enfermagem, auxiliares de enfermagem e condutores de ambulância (motoristas qualificados para a função).
 
As ambulâncias em Várzea Paulista são equipadas com desfribiladores, maleta de resgate, oxigenioterapia, prancha, colar cervical e tala de imobilização. “Com isso, o paciente recebe um atendimento pré-hospitalar de qualidade e tem seu quadro estabilizado e monitorado até chegar ao hospital ou ser transferido para outra unidade”, informa Bárbara Boveri, enfermeira coordenadora do SAAU. 
 
A equipe de remoção conta com enfermeiro, auxiliar de enfermagem, condutor de ambulâncias e médico. 
 
 
Trotes atrapalham atendimento
 
O telefone de contato do Serviço de Ambulância para Atendimento de Urgência é o 192, por ser um serviço de emergência deve ser acionado somente nestes casos. “Trotes atrapalham o trabalho dos profissionais e atrasam o atendimento de quem realmente precisa”, explica Bárbara. 
 
Consultas agendadas, procedimentos de rotina e exames devem ter o transporte agendado com no mínimo uma semana de antecedência, na Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone: 4606-8105.