Atendimento Psicológico é levado às UBSs

Saúde - Cotidiano

Estudantes de psicologia ampliam serviços oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde do município

 
A Secretaria de Saúde amplia o atendimento psicológico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, por meio da parceria com a Universidade Paulista (Unip): seis estudantes de psicologia iniciam seus estágios na rede pública de Várzea Paulista. Para a coordenadora de Saúde Mental, Sandra Silvestrini, a parceria favorece a formação das estudantes na área de saúde pública e beneficia o serviço oferecido na cidade, que contará com conhecimento atualizado e novas ideias das estudantes. 
 
As estagiárias vão auxiliar a formação de grupos temáticos – como diabetes, hipertensos, alcoólicos; a triagem psicológica e também darão apoio à equipe da Unidade com novas maneiras de abordar e auxiliar os pacientes. “Todo o trabalho realizado por elas será supervisionado pelos psicólogos da rede e pelos professores da Universidade”, explica Sandra.  
 
A parceria também possibilitará aos pacientes da rede de saúde de Várzea Paulista que necessitem de terapia serem encaminhados à Clínica Psicológica da Unip. “A parceria amplia nossos serviços, fortalecendo o atendimento na área psicológica”, relata a supervisora de Atenção a Saúde, Mônica Rodrigues Carvalho. 
 
 
Novo ânimo 
 
As seis estagiárias de psicologia estão no quinto ano de estudo e vão atuar nas UBSs do Jardim Buriti, Vila Popular, Vila Real, Jardim Promeca, Vila Marajó, Jardim Paulista, Cidade Nova, Jardim América 3 e América 4. As outras unidades já possuem atendimento psicológico. 
 
A estudante Líria dos Reis, 26 anos, destaca a importância do conhecimento sobre o setor público. “Queremos contribuir com a variedade do serviço e possibilitar um melhor atendimento aos usuários do sistema público”, diz. 
 
Já Márcia Comini, 34 anos, fala sobre o distanciamento do serviço psicológico. “Muitas pessoas ainda pensam que psicólogo é só para pessoas que tem dinheiro, que realizam o atendimento em consultórios. Ao levar o atendimento para a rede pública, a comunidade se aproxima mais do psicólogo, perde o receio e se beneficia com o serviço”, diz.