Alunos da rede pública aprendem a cuidar da saúde bucal

Saúde - Cotidiano

Crianças da CEMEB Zilda Arns participam de palestra e aprendem na prática a escovar os dentes

Os alunos na CEMEB Zilda Arns, no Jardim América IV tiveram nesta terça-feira (30) uma aula diferente. Os pequenos estudantes com idade entre 5 e 6 anos aprenderam a escovar os dentes corretamente. 
 
A iniciativa de desenvolver um projeto voltado para a saúde bucal, surgiu da equipe da UBS do Jardim América IV, que todo mês realiza algum tipo de atividade com as crianças, voltada para a prevenção de doenças odontológicas, como cárie e gengivite.
 
De acordo com a palestrante, a dentista Eliane Gomes esta fase é a melhor para criar nas crianças o habito da higiene bucal, já que estão no momento de trocar os dentes de leite por permanentes, o que volta a atenção dos pequenos para a dentição. “Muitos estão desenvolvendo a coordenação motora e ainda não tem total controle da escovação, mas a criação do hábito da escovação é o mais importante”, explica. 
 
Eliane também destaca a criação do vínculo entre as crianças e a dentista, que atende muito dos alunos na UBS do bairro. “Como já me conhecem, eles ficam com menos receio no momento de fazer algum tratamento odontológico”, diz. “Além disso, os alunos se tornam disseminadores de conhecimento, levando a família cuidados importantes, como escovar os dentes após as refeições e o uso do fio dental”, conclui. 

 
 
Bolinhas e trenzinho 
 
Manter a atenção dos alunos por um longo período não é fácil, por isso, a dentista utiliza meios lúdicos para explicar a importância da escovação, com uma escova de dentes e uma boca gigantes. 
 
As crianças também ganham escovas e aprendem na prática como escovar os pequenos dentes, com dicas como “Façam dez bolinhas ou faça o trenzinho ir e voltar”, fala a dentista.
 
Para a professora Adriana Albano, a iniciativa é muito bem aceita pelos alunos, que se divertem com a ‘aula diferente’. “Tudo que sai da rotina ganha a atenção deles. Em uma das atividades eles assistiram a um filme, que comentam até hoje”, conta.